Uninter consolida compliance para se tornar ainda mais eficiente e transparente

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Você já deve ter encontrado em algum lugar a palavra compliance. Mas sabe o que ela significa? A palavra se origina do verbo em inglês comply, que significa cumprir, estar de acordo com as regras. Desde 2019, a Uninter desenvolve um setor de Compliance dentro da instituição, visando garantir boas práticas em todos os departamentos das empresas do Grupo. Assim, a Uninter reafirma seu compromisso em transformar a vida das pessoas por meio da educação e garante a conduta ética de seus colaboradores, alunos e demais stakeholders (gestores e investidores)

O Gerente de SOX & Compliance da Uninter, Carlos Eduardo Martins de Souza, contextualizou o momento que a sociedade brasileira vive e porque é preciso ter um setor que incentive boas práticas e a ética nas empresas. “Vivemos em tempos de mudanças, onde o chamado ‘jeitinho brasileiro’ não é mais visto com bons olhos. Qualquer estratégia de crescimento sustentável precisa ter uma base íntegra e de acordo com as normas e regulações pertinentes ao mercado em que atua. Tanto os clientes como os colaboradores internos vislumbram associar seu nome a instituições idôneas, honestas e transparentes. Um programa de Compliance bem estruturado e verdadeiro valoriza a empresa em diversos aspectos”.

Carlos, que faz parte da Uninter desde fevereiro deste ano, comanda o setor e vem promovendo adequações significativas no código de conduta. Ele entende que o setor de Compliance vem promover um olhar mais atento às questões éticas. “Tudo é desafio quando se trata de uma mudança de hábito, mas o nosso maior trunfo vem sendo o comprometimento da alta administração com o programa. Começamos desde o zero. A primeira iniciativa foi revisar e distribuir o Código de Conduta da instituição. É a partir deste documento que todas as demais políticas são elaboradas. Em seguida lançamos programas de disseminação do conceito de compliance, como o Site do Setor de Compliance, o Minuto Compliance e o Café com Compliance”, explicou o gerente.

Ações em nome da ética

No site oficial do setor de Compliance é possível ler a missão, a visão e os valores da Uninter, que em nenhum momento se contrapõem às boas práticas, conforme mensagem do presidente e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler. “Buscamos sempre inovar e dar aos nossos alunos os melhores materiais de apoio e a melhor infraestrutura, bem como os melhores professores e cursos, a fim de que eles saiam daqui preparados para a vida e para o sucesso profissional. Essa é nossa missão, nosso compromisso com a humanidade. E vocês, colaboradores, fornecedores e parceiros, são grandes agentes dessa transformação. Nosso Código de Conduta é como uma bússola: serve para nos orientar e nos preservar. Nosso norte, é o trabalho e o respeito”.

O boletim Minuto Compliance é enviado por e-mail a cada quinze dias para todos os colaboradores do Grupo Uninter, trazendo as últimas novidades do setor e também explicando o que é compliance. No último dia do mês, é divulgado também por e-mail o programa Café Com Compliance, no qual Carlos se reúne com colaboradores de diversas áreas para uma conversa.

“Café com Compliance é um bate papo supertranquilo onde o colaborador conta para nós se o Compliance teve algum impacto na área dele ou se ele já passou por alguma situação difícil. Qualquer colaborador pode participar, basta enviar um e-mail para [email protected]. Todos os participantes ganham uma caneca exclusiva do programa”, convida Carlos.

A recepção dos colaboradores têm sido positiva. “Devido à pandemia, o contato com os colaboradores tem sido apenas virtual; mas a alta audiência dos nossos treinamentos nos deixou bastante satisfeitos. Atingimos 83% dos colaboradores e recebemos diversas solicitações para participar dos nossos cafés”, comemora Carlos.

Recentemente, nos dias 28/09 e 01/10, aconteceram quatro sessões do Treinamento Anual de Compliance. O encontro aconteceu pelo Univirtus e tinha como objetivo fazer a divulgação do setor. Os participantes puderam tirar dúvidas e participar via chat. Os primeiros a responderem um desafio proposto no treinamento ganharam a caneca exclusiva do setor.

Educar ao invés de simplesmente punir

O Compliance da Uninter, mesmo não tolerando atitudes de má fé, não tem uma conduta punitiva, mas sim de conscientização por meio da educação. Carlos entende o momento como uma adaptação. “Para muitos de nós, Compliance ainda é uma novidade. Deste modo, a alta administração da Uninter me pediu que nesse momento de implantação, nosso foco fosse em ajudar e dar suporte aos colaboradores. Erros manuais podem e vão acontecer, mas nossa missão não é punir pessoas por isso”.

O contato do Compliance com a alta administração do Grupo é constante. “Desde minha contratação, a alta administração da Uninter deixou claro que o programa seria de verdade, e não algo ‘de prateleira’ para atender o mercado. Temos reuniões semanais onde todas as denúncias são discutidas, assim como novas iniciativas são analisadas”, comentou Carlos.

Presenciou algo que fere o código de conduta da Uninter? Sofreu assédio de alguma forma no ambiente de trabalho? Tem conhecimento de condutas inapropriadas em algum setor? Não tenha medo. O recebimento de sua denúncia será feito por uma empresa independente, a Contato Seguro. “Ter uma empresa externa gerenciando o canal nos garante independência no tratamento das denúncias. Além disso, as melhores práticas de Compliance orientam que se trabalhe com empresas terceirizadas. Quanto aos dados pessoais e sensíveis, temos contrato com a empresa Contato Seguro, que nos protege de qualquer possível vazamento de dados”.

Seja aluno ou colaborador, ao observar alguma irregularidade, você deve entrar em contato com o setor de Compliance. “Você tem 2 opções, através do 0800 800 1800 ou do Site da Contato Seguro Para Uninter. Em ambos os casos você poderá escolher se identificar ou não”, finalizou Carlos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ronald Carreño/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *