UNINTER comemora o Dia Nacional do Surdo

O evento promovido, pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE), no Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), reuniu mais de 160 pessoas no auditório do Campus Garcez do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Realizada em parceria com a Escola Superior de Educação e várias entidades importantes na área de inclusão, a iniciativa destacou a criação e importância da data comemorativa, começando com o discurso da coordenadora do SIANEE, professora Leomar Marchesini.

Estiveram presentes nesse encontro, a professora Patricia Carla Ferreira, em nome da Escola Superior de Educação; o superintendente da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba, José Alcides Marton; o presidente da Federação Nacional dos Surdos, Luciano Diniewicz, o presidente da Associação dos Surdos de Curitiba, Marcelo Vasicki; o representante do Instituto Expressão Surda, Brenno Douettes; o presidente do Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba, Luiz Wanderley Rodrigues; o representante da Comissão de Acessibilidade do TRT 9ª Região, Leon Diniz ; o coordenador da Comissão de Acessibilidade do Lions Clube Curitiba Batel, João Carlos Cascaes; e o pastor Renato Pajewski da Igreja Batista do Bom Retiro.

Duas palestras foram ministradas em Libras por professores surdos, com tradução simultânea dos intérpretes de libras do SIANEE.

O professor Brenno Douettes, abordou o complexo tema “A tradução na criação de sinais – termos religiosos em Libras e uma proposta para a organização de glossário terminológico semibilingue”.

Na sequência, as professoras Elizanete Fávaro e Vanessa Casali, fizeram uma retrospectiva sobre o setembro azul, emocionando a plateia.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *