Uninter celebra primeira formatura de brasileiros nos EUA

Sorrisos largos, lágrimas de alegria e muita emoção! Assim foi o clima da cerimônia de formatura dos brasileiros que decidiram transformar suas vidas pela educação. Todos se matricularam no Centro Universitário Internacional Uninter nos Estados Unidos e, no último dia 4 de novembro em Natick, Massachusetts, celebraram juntos a conquista do tão sonhado diploma universitário.

Em comum, além de serem brasileiros imigrantes residentes nos Estados Unidos, os formandos também compartilham histórias de adversidades e muita determinação. “Essa formatura é um marco na minha vida. Quase 30 anos atrás deixei meu sonho de faculdade para morar nos Estados Unidos. Aqui comecei a estudar para falar inglês, depois vieram os filhos e o tempo passou. Após três anos de um árduo estudo e várias noites sem dormir, abdicando de momentos com a família, posso dizer que a formatura é a concretização de uma vitória”, diz Leila Bazi, que concluiu o curso Teologia: Doutrina Católica. “Aos 51 anos de idade posso erguer o canudo com muita gratidão a Deus e a todos que me apoiaram”, complementa.

A noite começou com a entrada dos formandos no auditório, recebidos com palmas e frases de incentivo de seus amigos e familiares presentes. A mesa diretiva de outorga de grau reuniu a gestora de operações da Uninter USA, Elisangela Libby, o professor Enio Fonseca Pinto como representante do corpo docente da instituição e o CEO da Uninter USA Raul Picler, que presidiu a sessão solene de colação de grau. Picler desejou as boas-vindas aos acadêmicos e deu início à cerimônia com a execução do Hino Nacional do Brasil. A imagem dos formandos de pé com a mão direita no peito enquanto ouviam e cantavam o hino brasileiro em território americano foi sem dúvida um momento de muita emoção.

Antes da entrega dos diplomas, acadêmicos das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Teologia: Doutrina Católica, Pedagogia, Letras, e dos cursos de tecnologia prestaram seus respectivos juramentos.

“De acordo com a legislação brasileira e em nome do conselho de ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário Internacional Uninter, aceito os juramentos para o exercício das profissões, assim como outorgo-lhes o grau de bacharéis e tecnólogos”, anunciou o presidente da sessão solene Raul Picler, parabenizando os novos profissionais.

Chamados individualmente para receber o diploma das mãos dos componentes da mesa diretiva, era impossível não ver a felicidade estampada no rosto de cada formando. Logo em seguida, pudemos ouvir como realmente se sentiam ao proferirem suas homenagens. A oradora da turma, Rosangela Vieira de Souza, graduada em Pedagogia, foi a primeira a falar. “Ao longo desses últimos anos não chegaríamos aqui sem as pessoas que nos apoiaram tanto, e para elas, nossa eterna gratidão”.

O mesmo sentimento foi expresso por Nilza Maria Marques Cassemiro, graduada em Gerontologia (Cuidado ao Idoso) que proferiu a homenagem aos mestres. “Nos sentimos preparados e honrados por termos aprendido com vocês. Recebam nossos agradecimentos pelos ensinamentos que nos deram, e o nosso eterno muito obrigado”, agradeceu Nilza.

Graduada em Investigação Profissional, Geysiane Gomes Campagnani citou em sua homenagem seu agradecimento à Uninter “por oferecer a oportunidade para nós, brasileiros, cursarem uma graduação nos Estados Unidos. Sabemos o quão difícil é ter portas abertas aqui, e por isso agradecemos a prestabilidade de toda a equipe acadêmica.”

Mas esta sensação de realização não se limita apenas aos formandos! Com o objetivo de levar educação de qualidade a todos, base de sua fundação há 27 anos no Brasil, em 2018 a Uninter também passou a oferecer cursos de ensino superior a brasileiros que vivem no exterior. “A expansão internacional da Uninter representa a consolidação de uma marca em constante evolução que segue sua premissa original e base de tudo: levar educação para mais brasileiros, onde quer que eles estejam”, afirma Raul Picler,

Vários momentos emocionantes marcaram a noite de celebração da grande conquista desses brasileiros, que não desistiram do sonho de cursar uma faculdade. Quando Maria Nilza Ferreira da Costa subiu ao palco para receber o seu diploma foi aplaudida fortemente pelos convidados presentes, entre eles sua família. Aos 78 anos de idade, Nilza se formou em Letras, e sua filha e neta não poderiam perder a chance de comemorar a ocasião tão especial. “Ela é uma grande inspiração para todos nós, e eu quero ser, ou melhor, já sou como ela”, orgulha-se a filha Ronimara Ferreira da Costa.

Seguindo a tradição, no final da noite, os formandos jogaram seus capelos para o alto e se uniram para fazer uma foto que simboliza todo o esforço, determinação e obstinação de cada um que decidiu transformar sua vida pela educação. “Convido nossos formandos que também sirvam de guias e assumam o compromisso de inspirar e estimular as pessoas a procurarem a transformação de suas vidas pela educação, que é um dos melhores investimentos que você pode fazer por você”, encerrou assim o presidente da sessão Raul Picler.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *