Unidas pela responsabilidade social, mãe e filha são premiadas

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Giceli Wormsbecher e Ana Carolina Oliveira não têm apenas o DNA de mãe e filha em comum, mas também a preocupação com o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e socialmente responsável. Gestoras dos polos da Uninter em Rio Negro (PR) e em Lapa (PR), respectivamente, ambas conquistaram o pódio do Selo de Responsabilidade Social Universitária Uninter (RSU) 2021/2022, promovido pelo Instituto IBGPEX.

Ana Carolina foi a grande campeã com o polo de Lapa e alcançou o primeiro lugar. Enquanto Giceli conquistou a terceira colocação do prêmio. As gestoras receberam as placas de reconhecimento em um encontro presencial no polo de Rio Negro, que aconteceu por meio de uma parceria do IBGPEX com a Escola de Polos, a Pró-reitoria de Graduação e o setor Comercial Uninter, no dia 6 de julho de 2022. O evento ultrapassou o alcance do público interno e contou com o prestígio de autoridades municipais, como o prefeito James Karson.

A gestora do polo de Lapa afirma que o trabalho é contínuo e que a cultura de solidariedade é muito cultivada entre os estudantes. Ressalta ainda a importância dos colaboradores e agradece a  todos os integrantes da equipe, “que sempre estão dispostos a ajudar em todo momento”.

“Estou muito feliz de receber esse prêmio. Não foi fácil, porque para que você consiga parcerias, precisa ter a prova social de que aquilo vai dar certo, que você realmente está fazendo alguma coisa em prol da comunidade. Uma dica que dou é: Comece! Começamos doando livros em troca de agasalhos, de alimentos, e foi crescendo. Fomos conseguindo mais parceiras, as empresas foram dando credibilidade. Temos que começar com pequenas atitudes, envolvendo os alunos, a comunidade”, incentiva Ana Carolina.

Gicele diz que receber o prêmio é muito importante e que simboliza o reconhecimento de todo o esforço e trabalhos realizados junto à comunidade.

“Esse trabalho tem a perspectiva de melhorar o processo econômico, social e, principalmente, humanizar essa sociedade que está tão dividida”, aponta. As ações desenvolvidas envolvem meio ambiente, combate às discriminações, valorização da cultura e história, entre outros. “Envolvemos todos os eixos que a Uninter coloca. Para nós, foi muito importante, porque conseguimos classificar e dar alguns critérios para os nossos trabalhos”, diz a gestora.

O prefeito Karson salienta que “a responsabilidade social é de todos”, mas que o estímulo e o incentivo que o IBGPEX junto à Uninter oferecem por meio da premiação, fazem com que os municípios sejam reconhecidos e brindados com ações que promovem o bem-estar de toda a população.

“Projetos dessa grandeza enriquecem o currículo da própria universidade, das pessoas e dos acadêmicos que participam. O município ganha em seu todo, contemplando a cidade e o interior”, afirma.

O pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté, garante que, para a Uninter, a ação tem um valor muito significativo na própria educação e na universidade. Trabalhar questões de responsabilidade social e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) se tornou política institucional.

“É importante estimular o gestor para que essas ações aconteçam permanentemente. Que a responsabilidade social não seja de um evento ou de outro, mas que tenha continuidade, principalmente para os premiados. Isso é muito importante, a universidade não pode estar só no meio acadêmico, mas deve estar na comunidade”, conclui Berté.

Polos premiados

O ciclo 2021/2022 do Selo RSU foi encerrado no dia 04 de julho, com a revelação dos polos vencedores. A apresentação foi realizada de forma virtual, por meio do Ava Univirtus.

Junto aos polos de Lapa e Rio Negro, também aparecem no ranking os polos de Barracão (PR) e São José do Cedro (SC), em segundo e quarto lugar, respectivamente. Todos receberam a certificação, os selos digitais e a placa de reconhecimento.

“A cultura de solidariedade é o que nos inspira e fomenta a realização de ações de responsabilidade social”, afirma a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

Rosemary salienta a importância das parcerias estratégicas, “fundamentais para que a gente consiga ter mais alcance nas ações de responsabilidade”. Além da visibilidade que os polos conquistam, as unidades são fortalecidas dentro das comunidades e ativam a consciência cívica tanto nas próprias equipes quanto nos estudantes.

“É incentivar e desenvolver um diálogo sobre responsabilidade social, fomentar iniciativas voluntárias. É tão interessante o sentimento que a gente tem quando faz o bem, age de forma voluntária em benefício do próximo. São os reais sentimentos de pertencimento, isso é muito importante”, conclui a gerente de projetos sociais.

Os polos de Porto Alegre/Centro (RS) e Chapecó (SC), que escreveram cinco ou mais ações, foram contemplados com o certificado de responsabilidade social e com os selos digitais. Aqueles que inscreveram de uma a quatro ações, validadas por meio de evidências, recebem apenas a certificação. Foram 19 polos ganhadores.

Débora Klassen, pedagoga do IBGPEX, conta que algumas ações desenvolvidas serão incluídas em um e-book de boas práticas, como forma de incentivo e inspiração para outros polos.

A gestora da Escola de Polos Uninter, Francieli Castro, salienta que apesar de parecer que as ações têm um impacto local, as iniciativas vão muito além. Chegam às sedes da Uninter, são compartilhadas com todas as áreas e é de conhecimento do Ministério da Educação (MEC) nos relatórios da instituição.

“Estamos propagando o nosso propósito, que é transformar vidas através da educação. Existe coisa melhor que isso? Para a gente que vive disso, eu acredito que não. Os polos estão seguindo com a gente nessa, é uma honra”, garante a coordenadora de treinamento comercial, Gizelle Nicolaio.

“Usem essa inspiração como seu combustível diário. Vocês estão mudando a vida de muitas pessoas que nem fazem ideia. Isso é muito bacana, parabéns para todos”, finaliza Francieli.

A entrega do prêmio para as escolas superiores aconteceu em um evento presencial, no auditório do campus Garcez da Uninter, em Curitiba, no último dia 27 de junho. Confira a cobertura completa, neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *