Uma semana para comemorar o Dia do Pedagogo

Serious female teacher discussing task with little pupil. Girl sitting at school desk, holding pencil and talking to tutor. Education or back to school concept

É comum encontrarmos profissionais da educação, especialmente pedagogos, cansados da pouca valorização social, porém firmes em seus propósitos com a educação assumidos diante do recebimento de seus diplomas, no dia da outorga de grau. A estes profissionais devemos todo respeito e admiração, afinal quem nunca precisou do auxílio deles em algum momento de sua trajetória escolar?

Consonante a isso, para comemorarmos o Dia do Pedagogo, neste 20 de maio, a Área da Educação da Escola de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter promoveu a “Semana em Comemoração ao Dia do Pedagogo”. Esse evento teve por objetivo enaltecer a profissão perante a comunidade em geral e promover momentos de formação continuada aos interessados.

Falar sobre formação continuada por vezes soa de forma redundante, já que não há pedagogo sem o interesse em novos conhecimentos. Estes podem ser relativos aos níveis de ensino, às áreas de aprendizagem, às legislações educacionais, ao desenvolvimento da criança e do adolescente e a sua própria atuação enquanto pedagogo.

Como a profissão do Pedagogo está ligada histórica e diretamente à atuação dentro das escolas de Educação Básica é comum percebermos o pouco conhecimento que se tem das demais áreas de atuação. Assim, nesse evento, buscamos conversar com pedagogos atuantes em demais áreas para evidenciar outras possibilidades e ampliar a visão que se tem sobre a profissão.

Desta forma a Programação da Semana em Comemoração ao Dia do Pedagogo trouxe no primeiro dia uma conversa com grandes profissionais da Uninter e uma convidada externa atuante na Rede Estadual de Ensino do Paraná. Como dito anteriormente que um dos objetivos é enaltecer a profissão Pedagogo, iniciamos a programação reconhecendo grandes profissionais e pesquisadores da Educação pertencentes ao corpo docente da Escola Superior de Educação e do estado no qual a Uninter tem sua origem. Assim, puderam conversar com nossos estudantes sobre o que é ser pedagogo diante de suas experiências profissionais e científicas no passado e no presente.

No segundo dia nossa conversa foi dividida em dois momentos. Primeiramente falamos sobre o ECA com professores oriundos da Uninter. Posteriormente conversamos sobre um assunto muitíssimo importante para a sociedade de forma geral, mas pouco difundido, a pedagogia em espaços destinados a menores privados de liberdade – Pedagogia Socioeducativa. Para abrilhantar a noite tivemos o privilégio de ouvirmos músicas tocadas por crianças e adolescentes pertencentes ao IMA (Instituto Música e Arte), grupo sem fins lucrativos que ensina música como um dos caminhos para a emancipação cidadã.

Na terceira noite, a conversa foi sobre a função do Pedagogo na Pedagogia Empresarial, em que tivemos a honra e o orgulho de contar com a participação de uma aluna egressa da Uninter Em seguida conversamos com uma pedagoga com ampla experiência na pedagogia hospitalar atuante em um hospital de Curitiba. E para dar um colorido especial a nossa noite, tivemos a participação do grupo Nariz Solidário que contou histórias para deixar a imaginação fluir e acalentar nossos corações.

Embora cientes de nossa imparcialidade ao falar sobre a profissão do pedagogo, pois além de a exercermos há muito tempo em escolas regulares, atuamos diretamente no curso de pedagogia, acreditamos que os momentos passados na Semana em Comemoração ao Dia do Pedagogo promoveram grandes reflexões em todos os participantes.

Feliz Dia do Pedagogo!

* Área de Educação da Escola Superior de Educação da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Pch.vector/Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *