Legislação

Uma prática parlamentar para aprender leis

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será palco nesta sexta-feira (10) de uma atividade que irá reunir alunos das melhores instituições do estado. O Parlamento Universitário é  um programa educacional coordenado pela Alep e disponibilizado pela Escola do Legislativo da Casa. O projeto consiste em simular, através da participação de alunos, algumas das atividades parlamentares.

As instituições que participam do programa são a Universidade Federal do Paraná (UFPR), FAE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Unibrasil, Opet, Universidade Positivo, Unicuritiba e Uninter. “A ideia é criar um espaço para os estudantes simularem a elaboração de comissões, apresentando relatórios, debatendo temas e projetos de lei, no período de uma semana, justamente na época de recesso parlamentar”, diz o coordenador do curso de Direito da Uninter, Jailson de Souza Araújo.

Inicialmente, a atividade era voltada aos alunos de Direito e Ciências Políticas, cursos que, segundo o coordenador, estão constantemente debatendo e analisando os processos legislativos. Depois foram disponibilizadas mais cinco vagas extras direcionadas aos alunos de Jornalismo. No total foram cerca de 126 alunos inscritos, que concorreram a 4 vagas disponíveis.

A seleção dos alunos foi dividida em quatro etapas: primeiro a inscrição no site do Parlamento Universitário na Alep-PR; depois pela participação de um treinamento com os estudantes; após isto era necessário responder ao e-mail enviado para o candidato com a ficha de inscrição e justificativa do motivo para participação no evento; e, por fim, houve desempate utilizando o índice de rendimento acadêmico do aluno.

“Esta é uma oportunidade muito preciosa para o aluno colocar em prática os conhecimentos de direito administrativo, constitucional e outros. Ele vai ter a oportunidade de compreender como ocorre todo o processo legislativo, desde a criação de projetos de leis até os debates entre partidos,  é uma oportunidade de materializar os conhecimentos teóricos que são aprendidos através de livros e dos debates em sala de aula no ambiente que corresponde justamente a casa de leis”, diz

Confira os classificados:

Titulares:

Gabriel Marcondes De Moura

Humberto Rodrigues Pacheco

Leila Maria Ferreira Lima

Maiane Adlin Bittencourt

Suplentes:

Ângelo Jansen Miranda Rodrigues

Joao B Martins

Luis Guilherme Da Silva Oliveira

 

Comitê de Jornalismo:

Denise Bibiano Becker Santos

Ilana de Oliveira Zaze

Karin Jaqueline de Paula

Luis Gustavo de Oliveira

Thalita Welke Lacerda

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


1 thought on “Uma prática parlamentar para aprender leis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *