Uma família que vive pela música

Autor: Igor Horbach – Estagiário de Jornalismo

“A música vive na gente”. A fala de Suzana sintetiza o combustível que move a vida da família Garcel. Composta pelos pais Luiz (51) e Suzana (49) e os filhos Agatha (17) e Guilherme (15), a família sempre esteve inserida nesse contexto artístico. Os filhos cresceram vendo os pais participando de grupos musicais e seguem o mesmo caminho, projetando grandes passos para suas carreiras.

Estudante de Jornalismo da Uninter e estagiário da CNU, Luiz Carlos Garcel Jr. começou na música com 18 anos e sente que a arte é uma válvula de escape da qual não consegue mais viver sem. Especialista em instrumentos de sopro, sobretudo o trompete, Luiz faz parte da Orquestra Uninter, que realiza concertos musicais periódicos e gravou a música especial de final de ano da instituição, “Mais coração”.

O musicista e futuro jornalista ingressou na sucursal curitibana da Banda Racional Universo em Desencanto (BRUD) em 1992. Ao longo dos anos, começou a tocar outros instrumentos de sopro, chegando a atuar como maestro e professor de aulas de iniciação musical.

Casado há 27 anos com Suzana, ele encontrou não só uma companheira de vida, mas também uma parceira de arte. A esposa sempre teve contato próximo com a música por meio de seus pais. Ainda bebê, os pais a levavam para os cafezais em que trabalhavam, deixando-a sob as sombras das plantações enquanto faziam a colheita e entoavam cantigas da época.

Aos 7 anos, Suzana ingressou oficialmente na música, onze anos antes de Luiz. Com o tempo, após iniciar sua jornada em instrumentos de sopro, a então jovem passou a se especializar no canto, transformando seu corpo em um instrumento musical poderoso e único.

Quando chegou o momento de construírem uma família, Suzana e Luiz não deixaram de passar os valores musicais para os filhos. “Apresentávamos grandes artistas a eles desde crianças, o que fez com que se tornassem artistas plurais hoje em dia”, conta Suzana.

“Desde que me conheço, vejo meus pais tocando… Sempre gostei da conexão que eles têm com o instrumento”, diz Agatha. Ela participa do Coral Margareth Picler, da Uninter, assim como a mãe, egressa de Gestão Ambiental da Uninter. Já Guilherme participa da BRUD, assim como os pais também fizeram.

Agatha teve o primeiro contato com o saxofone, pelo qual se apaixonou de imediato. Guilherme, mesmo tendo passado pelo instrumento, se encontrou na guitarra.

Para a primogênita do casal, a inspiração surge pelas mais variadas artistas e estilos musicais. “Depende muito… Às vezes a Rita Lee me inspira, outra hora artistas como a Katy Perry, Camila Cabello e até mesmo o Cazuza [me inspiram]”, explica, salientando a pluralidade destacada pela mãe Suzana. Prestes a concluir o ensino médio, a adolescente pretende cursar Música.

Guilherme afirma utilizar o momento de inspiração de outras formas. Em vez de focar nos artistas como a irmã, acaba se deixando levar pela emoção que as tendências atuais lhe causam. “Toco porque me faz bem, não me inspiro em um artista de fato”, conta ele ao mencionar que também iniciou a composição de melodias com base em efeitos que encontra na internet.

Com tantos compromissos na rotina, a família possui uma rotina agitada entre escola, trabalho, faculdade, estágio e ensaios. É quase impossível vê-los com um espaço vazio na agenda ao longo dos dias. Para Suzana, essa é a maior dificuldade. “Temos responsabilidades, nossos filhos, afazeres do dia a dia. Precisa ser duas vezes mais persistente quando não se vive de música”, desabafa.

Suzana divide suas atividades como artista e mãe com o trabalho de analista de segurança, saúde e meio ambiente em uma fábrica de chocolates. Além do estágio de jornalismo na CNU, Luiz trabalha como editor de mídia audiovisual em uma emissora de televisão em Curitiba, conciliando o trabalhando e o estágio com a graduação.

Agatha se prepara para iniciar a faculdade de Música e Guilherme segue no ensino médio. “O legado é que eles produzam música de qualidade e façam a diferença na vida das pessoas”, finaliza o orgulhoso pai.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Horbach – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


1 thought on “Uma família que vive pela música

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *