Uma capital inteira em avaliação: CPA da Uninter bate recordes em 2022

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

Se toda a população de uma capital estivesse disposta a responder a questionários, os resultados chegariam próximo ao contingente reunido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Uninter em 2022. As 9,3 milhões de respostas que o órgão interno recolheu nas pesquisas com alunos do centro universitário representaram recorde em assiduidade, superior às 7,9 milhões de respostas de 2021. Outro marco importante do último ano foi o número de avaliações realizadas: 48, superando as 42 pesquisas de 2020. Esses são alguns números de um órgão interno formado por 23 representantes e que é responsável por mapear o que 303 mil alunos (equivalente à população de Palmas, capital do Tocantins) tiveram a dizer sobre a educação a distância da instituição.

As métricas de avaliação da CPA possuem um índice de confiança de 99%, com uma margem de erro inferior a um ponto percentual, para mais ou para menos. O estrato de representatividade de cada pesquisa e de seus respondentes pode chegar até 66% do público-alvo, ou seja, duas entre três pessoas da área avaliada responderam ao questionário. Das 48 pesquisas de 2022, a que teve o maior número de participantes envolveu 35 mil alunos.

Em comparação a tradicionais institutos de pesquisa do país, a CPA apresenta amostragem e confiabilidade superiores nos dados levantados. Das últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais do Brasil, em 2022, a média de informações coletadas por quatro dos principais institutos de pesquisa chegou a 3.920 entrevistados, com 95% de confiabilidade e uma margem de erro de dois erros percentuais.

A CPA tem por finalidade coordenar e executar a autoavaliação do centro universitário, promovendo a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e sua efetividade acadêmica e social. Com as avaliações, é possível mapear a realidade institucional, fornecendo dados e informações estratégicas para os gestores acadêmicos e administrativos da Uninter. As pesquisas fornecem conhecimento efetivo de como o ensino, a infraestrutura, os serviços e as políticas do centro universitário estão sendo ofertados a seus discentes, docentes e funcionários. Potencialidades, oportunidades de melhoria e até planos para o desenvolvimento da organização podem ser obtidos por meio dos questionários.

Parte da série histórica e seus resultados podem ser conferidos no gráfico abaixo.

Alto índice de confiabilidade

As pesquisas são realizadas desde a criação da precursora da Uninter, a Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), em 2000, antes mesmo da implantação do Sinaes. Nos questionários, alunos, professores e colaboradores avaliam questões pertinentes a seus vínculos com o centro universitário, como ambiente acadêmico, infraestruturas física e tecnológica, condições de ensino e trabalho, desempenho docente e disciplinas.

A coleta das informações é realizada por meio de questionário composto por questões objetivas e abertas. A CPA dispõe de sistema de avaliação próprio, que permite o cadastramento, aplicação e tabulação dos resultados das pesquisas. A maior parte das pesquisas são realizadas online, com acesso pelo Univirtus. Como forma de engajamento, todo ano a comissão e o departamento de Egressos realizam campanhas de premiação direcionadas aos respondentes. A última edição premiou um egresso com uma bolsa integral em qualquer curso de pós-graduação da instituição.

A CPA atua segundo critérios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), da lei nº 10.861/2004. O órgão é formado por representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica. O grupo é constituído por um presidente, seis alunos, sete professores, cinco técnicos-administrativos e quatro representantes da comunidade externa, sendo dois da sociedade civil organizada e dois alunos egressos.

“Todo esse volume de informações levantado pela CPA possibilita um retrato muito fiel da realidade vivenciada pelos alunos, professores e colaboradores em sua rotina na instituição, favorecendo o planejamento e a gestão do centro universitário”, avalia o presidente da equipe, Hélio Lechinewski. “Tudo isso somente é possível em função da dedicação dos integrantes da CPA e devido a uma estreita parceria com outras áreas, que sempre colaboram muito com a comissão.”

Apoio fundamental

Todo ano, a CPA elabora um relatório com um amplo diagnóstico da instituição, tendo como referência o instrumento de avaliação externa de credenciamento e recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC). São 52 indicadores contemplados, distribuídos em cinco eixos, que tratam de: planejamento e avaliação interna; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura física e tecnológica. No processo de elaboração do relatório de autoavaliação em 2021, além das contribuições dos cursos, foram coletados dados e informações de 51 diferentes áreas e departamentos da Uninter, que proporcionaram a análise de centenas de documentos.

O papel da CPA ainda é fundamental nos processos de avaliação externa dos cursos do centro universitário. Em encontros entre as comissões do MEC e a equipe de autoavaliação, são apresentados os resultados dos cursos nas pesquisas, as ações realizadas pelos cursos em função dos resultados da CPA e outros aspectos relacionados com a autoavaliação institucional e a graduação que estiver sendo avaliada.

Em 2022, a Uninter recebeu o maior número de avaliações externas de curso: 33, todas com contribuição da CPA e de seus diagnósticos. Dessa forma, a atividade desempenhada pela CPA é considerada nos critérios de análise para a obtenção dos conceitos de excelência (4 e 5) da escala do indicador. Dos 40 indicadores a serem pontuados no instrumento de avaliação externa de cada curso, 14 deles consideram a a atividade de autoavaliação. Pode-se entender que em pelo menos 35% dos indicadores a CPA contribui de forma direta para a análise do curso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação e Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *