DIREITO

Um projeto para ampliar horizontes

Durante a graduação, estudantes buscam conhecer mais sobre a profissão que escolherão exercer no futuro. Para isso, é necessário desenvolver atividades que ampliem sua visão sobre como funciona o mercado de trabalho nesta determinada área, o que, consequentemente, os deixará mais preparados para o início da carreira.

Não é novidade que esse conhecimento, quando se é estudante, vem por meio das atividades práticas e do contato com profissionais atuantes. Por esse motivo, a atuação em projetos que promovam esse contato é muito positiva para a carreira estudantil. Na Uninter, um exemplo de projeto que desempenha muito bem esse papel de ‘ponte’ entre os alunos e o mercado é o Projeto Horizonte.

Voltado para alunos do curso de Direito, no contexto da disciplina de Prática Processual Trabalhista, o projeto permite que os alunos entendam como funciona a Justiça do Trabalho.

Para isso, os estudantes passam por atividades práticas na área, que incluem conhecer como funciona o Tribunal da Justiça do Trabalho e o procedimento processual, como ocorrem as audiências de conciliação, as formas de execuções, como os processos são organizados, entre muitas outras tarefas.

Além disso, os participantes também têm um curso de cálculos trabalhistas para saber como eles são efetuados, e uma formação prática simulada de audiência, na qual eles são treinados pelo desembargador para fazerem audiências mais complexas.

“No projeto, eles têm uma visão bem prática e efetiva, participam de audiências, conciliações etc. Eles têm efetivamente a prática de tudo que eles aprenderam no curso. É uma vivência de fórum mesmo”, explica o professor Ronald Silka, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica.

Fruto de um convênio com o Tribunal Regional do Trabalho, o projeto recebe cerca de 30 alunos da Uninter, que dividem espaço com outras universidades. Em 2018, as atividades foram desenvolvidas no próprio Tribunal, sendo supervisionadas pelo professor Carlos Alberto Guimarães Amaral, com orientação também do juiz coordenador do projeto.

“O trabalho do projeto é semanal. A primeira semana é reunião, apresentação e palestra. Geralmente eles fazem um treinamento para que os alunos possam conhecer os sistemas do tribunal, manusear os processos. Depois eles têm um treinamento sobre o que deve ser feito em audiências, além da semana de conciliação que eles participam”, diz Ronald.

Esse é o segundo ano em que a Uninter participa do projeto, que vem gerando ótimos resultados para os estudantes de Direito.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *