Um programa de rádio para colocar a sua saúde em dia

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Você quer ter uma vida longa e produtiva? Claro que sim, todos nós queremos. Mas quando a pergunta muda para “o que você está fazendo para alcançar a longevidade?”, a resposta pode não sair com tanta naturalidade.

Às vezes, com a correria do dia a dia, não prestamos a devida atenção para o que comemos, para nossa postura durante o tempo de trabalho, além de tantos outros fatores que impactam nossa qualidade de vida.

Para as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável, a Rádio Uninter oferece aos ouvintes o programa Sua Saúde. As apresentadoras Barbara Carvalho e Valéria Alves contam com especialistas na área de saúde como convidados, abordando assuntos comuns nos dias de hoje.

A primeira edição do programa foi ao ar em 10 de outubro de 2019 com o tema mais pertinente ao mês: Outubro Rosa. Para falar sobre a prevenção ao câncer de mama, a convidada foi a professora Ivana Busato, responsável pela coordenação dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão em Saúde Pública da Uninter.

Orientações e cuidados com a pele foram o tema do segundo programa, apresentado no dia 17 de outubro. A esteticista Rita de Cássia Alberini e a biomédica Nathaly Jimenez foram as convidadas do dia. Elas falaram sobre a diferença da lavagem da pele do rosto e do corpo, cuidados com a acne e como removê-las, câncer de pele e os mitos da ingestão de colágeno.

Ainda em outubro o terceiro programa tratou dos cuidados para um envelhecimento saudável, com a professora do curso de Gerontologia Fabiana da Silva Prestes e o coordenador geral dos cursos da área de saúde da Uninter, Cristiano Caveião. Eles falaram sobre uma alimentação rica em fibras, horas corretas de sono, cuidados como excesso de sol e ingestão de água.

O programa seguinte apresentou um tema ao qual a maioria das pessoas não dá a devida atenção, a postura no trabalho e no uso do celular. Alertando os ouvintes sobre a função dos ligamentos e tendões durante o uso do celular, as fisioterapeutas Fernanda Cercal e Thayse Golçalves indicaram exercícios e alongamentos para corrigir vícios de postura, como o RPG (Reeducação Postural Global).

E no mês de dezembro o tema escolhido foi “tudo sobre sucos”. Desvendando mitos sobre sucos milagrosos e detox para a perda de peso, industrializados versus naturais, cuidados com o suco em pó etc., estiveram no estúdio a coordenadora do curso de Nutrição da Uninter, Thais Mezzomo, e a professora Ivana Busato.

Sua Saúde é apresentado ao vivo todas as quintas, na Rádio Uninter, às 13h30. Os episódios foram convertidos em podcast e ficam disponíveis no site da emissora e também no MixCloud para você ouvir onde e quando quiser.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Facebook


1 thought on “Um programa de rádio para colocar a sua saúde em dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *