Um momento de partilhar o amor em Francisco Beltrão

Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica

O polo da Uninter em Francisco Beltrão, no Paraná, realizou uma ação socioambiental no último dia 26 de junho de 2021 na Comunidade Terapêutica Sob o Olhar de Maria, casa de recuperação de dependentes químicos, em situação de vulnerabilidade social e alcoolismo. A instituição está localizada a 8 km da cidade.

Foram realizadas atividades de plantio de árvores na comunidade, a apresentação de um filme de motivacional, confraternização com os internados por meio de um lanche e um momento de partilha. Além disso, foram entregues lembrancinhas produzidas pela equipe do polo de Francisco Beltrão e pela gestora Marly Mazzon Garcia.

A comunidade terapêutica Sob o Olhar de Maria atualmente atende 21 pessoas que recebem acolhimento, tratamento e ressocialização. A instituição realiza o atendimento de pessoas com baixa renda e busca resgatar o lado humano através de três pilares: oração, disciplina e promoção de autoajuda de sociabilidade. A associação ainda recebe quinzenalmente o atendimento de uma psicóloga, conta como apoio do grupo Alcoólicos Anônimos e tem um grupo de oração, organizado por Valdemar Mazon.

Por meio da acolhida, a atividade procurou resgatar uma das maiores virtudes do ser humano, a empatia. Afinal, uma palavra de motivação ao próximo sempre é bem-vinda. Além da preocupação com as questões ambientais. A dependência química é considerada uma síndrome multifatorial – decorrente de vários fatores biológicos, socioculturais e psicológicos.

Ana Paula de Almeida, secretária acadêmica do polo de apoio presencial da Uninter, fala sobre a iniciativa: “Tem uma importância muito grande, não só para os internos, mas para os colaboradores do polo, porque houve muito essa troca. Levar de alguma forma o afeto, o carinho, uma palavra pra eles. Mas também deles conosco, esse retorno, deu pra perceber nos olhares, tanto nas falas, o quanto eles ficaram gratos com nossa visita. Compartilhar um pouco também do que é a Uninter, do que é nossa instituição, e da forma com que trabalha envolvendo a comunidade”, explica.

De acordo com o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira mais da 50% da população brasileira entre 12 a 65 anos afirmou ter realizado o consumo de álcool ao menos uma vez. No Brasil, cerca de 2,3 milhões de pessoas sofrem de dependência alcóolica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP Francisco Beltrão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *