DIREITOS HUMANOS

Um dia memorável no Memorial de Curitiba

O Ministério dos Direitos Humanos é o órgão que implementa, promove e visa garantir a aplicação das políticas públicas de direitos humanos no Brasil. Em 2003, o MDH iniciou o processo de elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que dentre seus objetivos estimula a formação de uma consciência cidadã e o desenvolvimento de metodologias de ensino com construção coletiva.

Para entender mais sobre o assunto, a professora Patricia Carla Ferreira, coordenadora de cursos de pós-graduação da área de Educação na Uninter, participou do “ll Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos de Curitiba / l Fórum Transformando Realidades: Equidade na Educação / l Fórum de Rede de Proteção”, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1° de novembro, no Memorial de Curitiba (PR).

O evento foi direcionado aos profissionais da educação e à comunidade escolar e externa, e contou com palestras, apresentações de trabalhos e relatos de práticas desenvolvidas. A ideia foi aprofundar debates e analisar as políticas educacionais de incentivo, proteção, prevenção e defesa de direitos humanos. Além de priorizar questões de igualdade racial, relações de gênero, diversidade e direitos das crianças e adolescentes.

Patricia participou como ouvinte e relata a importância do evento: “É imprescindível que o professor esteja atento ao que acontece em sua área de atuação. Participar foi importante, pois permitiu uma rica troca de aprendizados sobre a educação em direitos humanos, que fomenta a construção de uma cultura de respeito, promovendo valores como liberdade, justiça, solidariedade, tolerância e paz, tão essenciais nos dias de hoje”, esclarece.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: SMCS e Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *