CIDADANIA

Um dia de recreação e inclusão dos cegos

O Dia da Cidadania promovido pela OAB-PR movimentou a Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba (PR), no último dia 26. Organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB em parceria com outras entidades, o evento contou com uma série de ações em prol da empregabilidade da pessoa com deficiência.

Durante o evento houve sessões de maquiagem feitas por jovens cegas, atividade coordenada pelo Instituto Sensorial Brasileiro, iniciativa criada em Curitiba pela gestora e maquiadora Danielle Franco. A Agência Central do Trabalhador passou informações sobre como se cadastrar para as vagas de trabalho específicas para pessoas com deficiência.

O Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade social do Grupo Uninter, participou do Dia da Cidadania a convite da Comissão da OAB-PR, por meio da advogada Berenice Reis Lessa. As pessoas que estavam no evento puderam vivenciar diferentes experiência no estande do IBGPEX, como jogar xadrez com uma pessoa com deficiência visual. Os jogadores videntes aceitaram o desafio de jogar a partida em tabuleiro e peças adaptadas.

Três deficientes visuais ganharam medalhas pelas primeiras colocação no campeonato disputado por 18 enxadristas. O primeiro colocado, Oswaldo de Almeida Bezerra, pratica o esporte há mais de duas décadas e participa de competições nacionais. A segunda colocada foi Valéria Roberto, enxadrista há um ano.

 

Também participaram do Dia da Cidadania o Instituto Paranaense de Cegos e a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu). A gerente de projetos do IBGPEX, Adenir Fonseca dos Santos, disse ter sido uma honra o convite da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência nestas ações de recreação e inclusão.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo IBGPEX

1 thought on “Um dia de recreação e inclusão dos cegos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *