CASCAVEL

Um compromisso com o aprendizado

O início das aulas traz grandes expectativas sobre o que está por vir, principalmente para aqueles que estão ingressando no ensino superior. Para auxiliar os estudantes nessa nova jornada, o polo Uninter de Cascavel (PR) realizou aulas inaugurais para dar as boas-vindas aos alunos, apresentar os sistemas de ensino e o funcionamento da instituição. Mais de 100 alunos participaram presencialmente, e mais de 1 mil acompanharam a transmissão ao vivo pelo Facebook.

“É nessas aulas que fazemos a interação dos alunos, agrupamos todos por turmas de cursos das mesmas escolas. Assim, eles já podem se conhecer e fazer seu networking”, explica a gestora Cecília Pestana.

Desde o primeiro dia letivo, os estudantes são preparados para serem organizados no seu processo de aprendizagem. Ao final da aula inaugural, por exemplo, todos assinam um termo de compromisso (que é selado com o próprio aluno), comprometendo-se a se dedicar e estudar diariamente para conquistar o diploma.

Segundo Cecília, esta é uma forma de os estudantes criarem responsabilidade com eles mesmos para a busca de um futuro melhor. “Nós fazemos algumas dinâmicas, brincadeiras, simulações envolvendo tempo e dinheiro, por exemplo, e também fazemos a entrega de um chocolate Prestígio com a frase ‘É um prestígio ter você como aluno!’, para dar esse aspecto mais caloroso também”.

As aulas inaugurais foram organizadas para todos os cursos: no dia 18 de fevereiro, voltada para os estudantes da Escola Superior de Educação, e no dia 21 para as demais escolas.

E ninguém ficou de fora. Para os alunos que não conseguiram comparecer, também foi feita a aula de acordo com a disponibilidade de cada um. “Às vezes o aluno não consegue comparecer no horário da turma, então a gente também atende durante o dia, tarde, noite e no sábado, fazendo aulas individuais em que a gente explica como funciona o sistema de forma individual”, explica Cecília. Como as matrículas foram realizadas até o dia 9 de março, também foram feitas aulas inaugurais nesta semana.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *