Tudo o que você precisa saber sobre a educação a distância

Autor: Blog De Olho no Futuro

Já parou para pensar que a tecnologia transformou vários dos nossos processos cotidianos? Hoje em dia, é possível fazer compras com um clique, pagar contas sem sair de casa, trabalhar em regime home office (de casa) e até mesmo concluir um curso superior sem precisar se deslocar diariamente até a universidade — ideal para quem atende ao perfil do aluno EAD (educação a distância).

Na verdade, existem várias vantagens relacionadas a esse modelo de aprendizado. Dentre elas, está a flexibilidade de horários para conciliar trabalho e estudo, por exemplo.

E você, já sabe o que é EAD e conhece os seus benefícios? É muito provável que tenha se deparado com o termo em algum momento, mas talvez ainda não conheça essa possibilidade de perto. Então, aproveite a chance e continue acompanhando o texto!

O que é EAD?

Para as gerações anteriores, concluir uma formação sem precisar ir à instituição de ensino diariamente já era uma realidade. Isso porque existiam os chamados “cursos por correspondência”, baseados em materiais impressos enviados entre aluno e universidade.

Atualmente, com as inúmeras vantagens que a tecnologia nos trouxe, a evolução dessa modalidade para o ensino a distância foi um processo extremamente natural. Dessa forma, é possível ingressar em um curso de nível superior — como graduações, pós-graduações, MBAs, especializações, técnicos e tecnólogos, entre outros — contando apenas com um computador que tenha acesso à internet.

A possibilidade de estudar do conforto do próprio lar não é uma simples conveniência. É claro que a comodidade é um fator atrativo, mas o mais interessante é conseguir cumprir os compromissos da rotina (pessoais, profissionais e outros) e ainda encontrar tempo para investir em uma capacitação.

Com as exigências cada vez maiores do mundo atual, a EAD se tornou uma realidade presente na vida de jovens e adultos. Esses alunos buscam se preparar para as demandas do mercado de maneira flexível e com a mesma qualidade que encontrariam em um curso presencial.

Como funcionam os polos presenciais?

Como o próprio nome já indica, os cursos on-line acontecem em ambientes virtuais de aprendizagem, criados e disponibilizados pela instituição de ensino — até mesmo algumas avaliações são feitas pela internet. Contudo, o que muita gente não sabe é que também existem os polos físicos de apoio ao aluno.

Nesses locais, ocorrem as provas presenciais e a realização de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Além disso, esse é o lugar de suporte para os estudantes, onde pode ser encontrada uma parte da equipe que trabalha para a instituição e onde, normalmente, o aluno pode ir caso precise estudar fora de casa. É o espaço para tirar dúvidas presencialmente, seja sobre aspectos acadêmicos, seja a respeito de assuntos administrativos.

A maioria das universidades que oferecem cursos on-line conta com polos presenciais espalhados por todo o Brasil para facilitar o acesso de todos. Na prática, esses espaços funcionam também como unidades de apoio às atividades realizadas, possibilitando um contato mais próximo com os estudantes.

Ou seja, a existência do polo tem grande importância, ainda que a maioria das tarefas possam ser feitas virtualmente. Em algumas situações, é bom ter a segurança de conversar com as pessoas pessoalmente, e é por isso que o ambiente físico funciona como uma forma de acolher e orientar o aluno — o que jamais pode ser deixado de lado.

Como funcionam o ambiente virtual e o auxílio ao aluno?

Não há como oferecer um curso on-line, sem ter uma ferramenta de interface entre a instituição e o aluno — conhecido como ambiente virtual de aprendizagem. Entenda, a seguir, como isso funciona.

Plataforma

Em um curso EAD, todas as aulas e os materiais didáticos — livros, apostilas, apresentações, conteúdos extra etc. — estão centralizados em um único ambiente virtual. É nessa plataforma, a que somente os matriculados e o corpo docente têm acesso, que o aluno poderá participar do curso, estudar e fazer todos os exercícios e atividades propostas.

Você deve estar se perguntando se, dessa forma, não há contato com os outros estudantes como na modalidade presencial, certo? Pois saiba que é totalmente possível se conectar com os alunos e até mesmo fazer networking na EAD.

Nesse ambiente virtual, existem também fóruns de discussão, onde os participantes podem trocar experiências, debater sobre assuntos, sanar dúvidas e tudo mais. Alguns professores costumam até promover atividades avaliativas em grupo por meio desse recurso. O contato com o corpo docente segue a mesma ideia, sendo possível enviar e-mails e usar o chat para fazer questionamentos, sem maiores dificuldades.

Tutores

Engana-se quem pensa que os alunos de cursos a distância ficam completamente “soltos” ao longo da formação, sem receber o apoio dos professores e da instituição de ensino. Além do contato direto com o corpo docente por meio das funcionalidades digitais, ainda existe o papel do tutor EAD para oferecer o apoio necessário.

A presença de tutores nas plataformas é certamente um diferencial na hora de optar por uma formação a distância. Isso porque esses profissionais são os responsáveis por promover o engajamento (e até mesmo a motivação) do estudante com o curso. Cabe a eles transmitir os conteúdos de modo atraente e com qualidade, sempre prezando pela eficácia do processo de aprendizagem.

De modo geral, podemos afirmar que eles atuam como mediadores, guiando os alunos on-line e tirando as suas dúvidas. Assim, é construída uma relação mais próxima e contínua com os alunos, que podem sempre contar com esse auxílio extra.

Quais são as características do perfil do aluno EAD?

Existem tanto semelhanças quanto diferenças entre o ensino a distância e o presencial. Por mais que a qualidade seja um fator presente nas duas modalidades, é provável que os detalhes sejam a razão de atrair diferentes perfis para cada uma delas.

Vamos falar um pouco mais das características que formam o perfil do aluno EAD.

Organização

Conseguir organizar o seu tempo e as suas atividades é fundamental para se dar bem estudando a distância. Todo estudante tem outros afazeres além do curso EAD, e, sem o mínimo de organização, é mais difícil cumprir com eles. Portanto, se essa não é uma habilidade natural da pessoa, vale a pena se dedicar para ser mais organizado no dia a dia e montar um planejamento para dar conta de tudo.

Disciplina

A liberdade de uma rotina mais flexível precisa ser acompanhada de uma boa dose de disciplina. Essa é uma condição primordial para acompanhar o curso sem maiores prejuízos, pois o descomprometimento pode atrapalhar a sua conclusão. Logo, é preciso ter consciência dos seus compromissos para manter o foco.

Motivação

A presença do professor durante as aulas presenciais tende a ser um estímulo para os estudantes não perderem o rumo nos estudos. Já no EAD, o próprio aluno é quem precisa ser motivado para estudar, cumprir com as suas tarefas, fazer pesquisas extras e complementar a sua formação. Ou seja, estamos falando de automotivação para ter mais sucesso.

Autonomia

Quem gosta de ter autonomia para realizar as suas atividades com certeza vai se identificar com a oportunidade de estudar a distância. Cada um tem independência para criar a sua rotina de estudos, escolhendo os seus horários sem ter que seguir tantas regras. Além do mais, é possível ditar o seu próprio ritmo de aprendizado, sem precisar acompanhar o andamento dos outros colegas.

Autodidatismo

O autodidata é aquele que tem a capacidade e a vontade de aprender sozinho, construindo boa parte do seu conhecimento de forma autônoma. É claro que a EAD proporciona o suporte adequado para os estudantes, mas não há dúvidas de que esse é um método favorável para os curiosos, dedicados e proativos.

Quais são as vantagens do EAD?

Quem opta por um curso EAD pode contar com diversas vantagens. Abaixo, reunimos as principais. Veja!

Flexibilidade

A flexibilidade de horários é definitivamente um dos benefícios mais atraentes e visados do EAD. Isso porque o aluno pode montar o seu próprio cronograma de acordo com o tempo que tem disponível, sem precisar ficar preso às horas pré-determinadas pela instituição de ensino.

Essa possibilidade é ainda mais especial para aqueles que trabalham e querem estudar ao mesmo tempo, por exemplo. Assim, fica mais fácil conciliar as obrigações de ambos.

Custo-benefício

relação custo-benefício da EAD é bastante positiva, quando são colocados todos os aspectos desse investimento na balança. Como o aluno estudará de casa, em frente ao computador, não precisará arcar com gastos relacionados ao transporte e à alimentação fora de casa, por exemplo.

Há, também, outra vantagem muito interessante nesse sentido. Na maioria dos casos, as mensalidades de cursos on-line costumam pesar menos no bolso do aluno do que as ofertadas na modalidade presencial. Dessa forma, é possível receber uma formação com a mesma qualidade e um diploma com o mesmo peso.

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

Os cursos on-line, independentemente da área, têm em comum uma vantagem bastante interessante, profissionalmente falando: eles são mais focados nas demandas, tendências e necessidades técnicas do mercado. Isso porque o método de ensino a distância acaba capacitando o estudante a desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho, como:

Pronto! Agora, você já sabe como é o perfil do aluno EAD, de que forma essa modalidade funciona e quais são as suas principais vantagens. Assim, fica mais fácil perceber qual tipo de ensino está mais alinhado às suas necessidades e aos seus objetivos, não é mesmo? Em todos os casos, lembre-se de que é fundamental escolher uma instituição de ensino superior de qualidade e que ofereça suporte ao aluno, tanto no ambiente virtual quanto no presencial.

Gostou do tema que trouxemos no post? Então, acesse o nosso artigo com 6 dicas para ficar preparado para estudar on-line e saiba ainda mais sobre o assunto!

Quem oferece os melhores cursos EAD?

Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC.  O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade.

Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Blog De Olho no Futuro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *