Três minutos para desejar somente o bem

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

A música é uma forma de compartilhar lembranças, pensamentos e sentimentos. Mais do que apenas fazer parte de nossas vidas, há canções que te fazem viajar no tempo e reviver momentos do passado, enquanto outras fazem com que você idealize o futuro.

Há músicas que simplesmente embalam momentos, enfatizando a alegria da vida. Algumas também possuem a capacidade de nos fazer chorar, refletir, nos conectar conosco mesmos ou algo ainda maior. Fazem com que sintamos alegria, nostalgia, otimismo, tristeza, angústia, paz, e tudo o que for permitido sentir. E em alguns momentos, como agora, as canções se tornam um conforto e esperança para muitos de nós.

É assim que a nova música do professor da Uninter Luiz Fernando Lopes atua. Intitulada Desejo Mais, a canção de 3 minutos possui uma contagiante melodia e muito anseio pela paz, amor, sorte, e diversas coisas boas na vida de quem a escuta. Apesar de ter sido lançada dia 28 de junho, sua composição foi realizada no início da quarentena causada pelo Covid-19. Ouça clicando aqui.

Enquanto apreciamos uma boa melodia, alguns possuem o desejo de criá-las. Há quem compre instrumentos musicais, e também aqueles que os produzam com suas próprias mãos, fazendo até com que linhas utilizadas em construções e um pedaço de madeira se transformem em um violão.

Foi o que fez o professor Luiz quando começou a aprender a tocar o instrumento, aos 12 anos de idade. Nessa época, ele frequentava aulas de violão em um seminário próximo à sua casa, em Siqueira Campos (PR). “Quando meu pai percebeu que eu estava me dedicando, eu ganhei um violão usado e continuei aprendendo. Comecei a tocar em novenas e missas da comunidade”, conta ele.

A música o acompanhou desde cedo e permaneceu em sua trajetória. Atualmente, se faz presente como um “hobby de fim de semana”, assim definido por Luiz (Nando Lopes). Sempre que pode, ele compõe uma canção, e a quarentena foi um desses momentos.

Apesar dessa canção ser nova, não é o primeiro e único trabalho seu. Em seu canal no YouTube, você também pode ouvir outras mais antigas como “Por amor”, “Começar bem” e “Sim à vida”, todas trazendo boas e positivas mensagens.

O áudio oficial de Desejo Mais pode ser ouvido clicando aqui. Ao todo, Luiz toca três instrumentos: violão, baixo e teclado. Junto com a arte, a religião também sempre teve importância em sua vida.

Com 15 anos, diariamente animava cerimônias litúrgicas e missas, além de já ter participado de festivais de música sacra (cristã) com algumas de suas composições. Luiz também já estudou filosofia e teologia, época em que, junto com alguns colegas, criou o grupo Chama Franciscana, e chegou a gravar dois CDs.

“Depois que saí do seminário que frequentava, continuei participando da animação litúrgica nas missas. Tive a oportunidade de participar da gravação de um CD cantando a liturgia no coral Palestrina de Curitiba. Também gravei o CD ‘Nada Temas’ com algumas composições”, explica.

Luiz começou a dar aulas na Uninter em 2011, lecionando as matérias de Filosofia, Filosofia da Educação, Ética, História da Educação e Epistemologia, tendo ingressado no polo de educação a distância Curitiba Catedral em 2006.

Ele também já trabalhou na secretaria, tutoria, e como coordenador, além de ter realizado mestrado e doutorado em Educação, e a especialização em tutoria e Formação de Docentes EAD.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *