ALTÔNIA

Trabalho de aluna de Artes Visuais em EAD vira selo comemorativo dos Correios

Autor: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo

“Nunca me vi como uma artista, mas como alguém que sempre procurou colocar o amor naquilo que faz”. Essas são as palavras de Áurea Rosimeire Rodrigues, estudante de licenciatura na modalidade a distância em Artes Visuais da Uninter. Não é à toa que Áurea ganhou reconhecimento da Central de Correios de Altônia (PR): seu desenho da Paróquia São Sebastião de Altônia virou selo comemorativo.

Com o tema Ética, estética e ludicidade, a proposta do trabalho era a representação visual de lugares em sua cidade. A paróquia que Áurea retratou é a igreja matriz da região, que completou 50 anos em maio deste ano.

Segundo ela, um dos motivos que contribuiu para que o desenho fosse tão divulgado foi o compartilhamento da imagem no seu Facebook e em grupos de moradores e ex-moradores de Altônia.

“Por causa da comemoração de 50 anos da igreja, os responsáveis pela divulgação estavam procurando uma imagem para o selo. Assim que eles viram minha imagem, eles me contataram, então eu concordei e assinei uma autorização de direitos autorais para a igreja e para os Correios”, explica.

Além de traços e cor, Áurea trouxe para o desenho algo de muito valor: a emoção e as várias lembranças de momentos que ela vivenciou no local. “O trabalho teve um olhar especial desde o tema até a escolha do lugar pelas recordações, não só minhas, mas de todos que moram na cidade”, diz ela.

Com 48 anos de idade, Áurea também é formada em Moda pela Universidade Paranaense (Unipar) e já teve trabalhos em evidência como estilista – função na qual trabalhou por 13 anos – mas esse foi seu primeiro trabalho publicado na área de artes visuais.

“Eu sempre trabalhei com arte, fui criada por uma mãe costureira e extremamente habilidosa com linhas, fios e tecidos, então o fazer e criar sempre fez parte do meu cotidiano”, afirma a estudante.

Apesar disso, o curso de Artes Visuais permitiu que ela conhecesse melhor a arte como forma de expressão de ideias e sentimentos, além da oportunidade de trabalhar em sala de aula. “Eu atuo no ensino médio em tempo integral, então essa experiência como docente tem me ajudado muito nessa fase”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *