Time de futsal feminino concilia rotina de treinos com vida acadêmica

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

Segundo dados de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 16% dos trabalhadores brasileiros possuem ensino superior completo. E essa taxa diminui mais ainda entre os atletas que, entre treinos diários, campeonatos e viagens, precisam enfrentar inúmeros desafios para conciliar a vida corrida de um esportista profissional com o sonho de conquistar um diploma.

Apesar das dificuldades, o goleiro do Internacional, Danilo Fernandes, que é formado em Administração, e o atacante Aylon Tavella, formado em Recursos Humanos, são exemplos de que é possível.

Para ajudar as atletas do Celemaster – time de futsal feminino do Rio Grande do Sul, a seguir o mesmo caminho destes jogadores, a equipe do polo da UNINTER, em Uruguaiana, decidiu mostrar que é possível conciliar a rotina de atleta com a vida acadêmica por meio do ensino a distância. ‘’Muitas vezes, as garotas vêm de outras cidades, assim nós oferecemos estadia, ajuda de custo e bolsas de estudo para que elas possam jogar pela Celemaster e continuar estudando’’, explica Maria Cristina Machado, gestora do polo de Uruguaiana.

Uma das beneficiadas pela iniciativa foi Daniele Machado, que joga na Celemaster há oito anos e está cursando Ciências Contábeis. ‘’Na Celemaster vivo um dos melhores momentos da minha vida, pois conheci cidades e pessoas por meio do esporte. Ainda tenho a possibilidade de ter formação acadêmica com a parceria do time junto a UNINTER”, comenta.

Para a recém-chegada Daniella Sousa, não é diferente. A jogadora, que é natural de Rio de Contas (BA), chegou na Celemaster há cinco meses. ‘’Atualmente sou pós-graduanda em Fisioterapia Esportiva pela UNINTER e vejo que esse projeto entre a instituição e a Celemaster vem desenvolvendo um papel de suma importância na vida das atletas, pois podemos dar continuidade aos estudos e assim adquirir conhecimento que nos possibilita planejar o futuro com mais segurança’’, diz. ​

Edição: Marjorie Gomes

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *