Tendo a avó como inspiração, professor se torna escritor e poeta

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

O professor do curso de Letras do Centro Universitário Internacional UNINTER, Ivan Santana, que também é escritor e poeta, conta que foi em sua avó, Chloris Casagrande Justen, também poetisa, que encontrou um motivo de inspiração.

‘’Os poemas da minha avó são todos iluminados, pois ela tem uma maneira positiva de enxergar a vida, enquanto os meus possuem um lado mais obscuro e triste. Acho que existe um equilíbrio entre nós dois’’, afirma.

No ano passado, Ivan Santana, lançou a sua primeira obra intitulada 64 peças. Ele conta que o livro se assemelha a jogo de xadrez. ‘’Escolhi esse título para fazer referência ás 64 casas de um tabuleiro de xadrez e, coincidentemente, porque o livro possui 64 poemas’’, comenta.

O professor também explica que os poemas funcionam como o jogo ou como peças de um grande quebra cabeça. ‘’Procurei escrever e montar o meu livro para que todos os poemas se encaixassem de alguma maneira. É uma brincadeira absolutamente séria. Pode agradar ou agredir, enfim: é como um boxe bailado ou um balé violento. ’’ diz.

No início do mês, Santana participou do lançamento do livro de sua avó, denominado Essências Transfiguradas, uma edição bilíngue, que ele traduziu do português para o inglês. ‘’Minha avó queria que as pessoas que não soubessem falar em português, também pudessem ler a obra. Posso dizer que por ser minha avó, existe um sentimento afetivo e um orgulho das suas poesias’’, explica.

O professor foi convidado para participar na última sexta-feira (26/08), da abertura do Litercultura 2016 – Festival Literário de Curitiba, que aconteceu no Palácio Garibaldi (Largo da Ordem). ‘’No ano passado, lancei meu livro nesse evento e agora fui convidado para participar da noite de abertura. Fiquei contente com o convite’’, finaliza.

Edição: Andressa da Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *