Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento pelo coronavírus

Autor: Assessoria

Na tentativa de limitar a disseminação do novo coronavírus, governos de vários estados do Brasil têm tomado medidas para aumentar o distanciamento social. Em tempos de quarentena, algumas soluções tecnológicas têm unido amigos e desconhecidos para minimizar o isolamento.

Durante este período, a tecnologia tem sido fundamental não só para passar o tempo navegando em redes sociais e em streaming (transmissão online de conteúdo, como áudio ou vídeo), mas também — e principalmente — para dar continuidade às interações humanas.

“Já que não podemos ter relacionamentos humanos nem ficar muito próximos, a internet cumpre esse papel, além de promover ações sociais como o compartilhamento de listas de supermercado, compra de produtores locais e outras ações. A tecnologia tem esse objetivo, ser um canal facilitador para atividades humanas”, afirma Maria Carolina Avis, professora do curso de Marketing e Marketing Digital da Uninter.

A tecnologia aproxima as pessoas não só em tempos de crise, mas no cotidiano. A chegada dos aplicativos, das redes sociais e até mesmo dos buscadores (como o Google) mudou o modo de vida. Maria Carolina afirma que o uso dessas soluções cresce durante o isolamento social.

“Já que não podemos ficar circulando, indo ao supermercado e nem a restaurantes, os serviços de delivery estão sendo muito utilizados. Aulas online, serviços de streaming (como o YouTube por exemplo) e redes sociais acumulam absurdos números de acessos todos os dias durante a crise, já que as pessoas buscam entretenimento e uma atividade que as ajude em suas tarefas”, comenta.

Videoconferências

Outro movimento comportamental apontado pela professora foi o aumento na utilização de ferramentas de videoconferência por pessoas que, mesmo com a distância física, querem se comunicar e manter um contato humano por precisarem ficar longe fisicamente. “Também estão sendo muito usadas por empresas, para que seus colaboradores continuem suas atividades habituais e por instituições de ensino para que seus alunos continuem aprendendo”, completa.

A professora ressalta que a utilização dessas soluções tecnológicas neste período de crise pode mudar o comportamento e a cultura organizacional. As equipes da Microsoft, por exemplo, registraram, desde o final de janeiro, um aumento de 500% no uso interno das suas soluções Teams para reuniões, chamadas e conferências na China. Segundo a empresa, o uso também aumentou nos Estados Unidos.

“Muitas companhias que antes não acreditavam no trabalho em regime de teletrabalho agora se obrigam a adotar essa opção. Mais importante que as ferramentas a que estamos recorrendo durante os tempos de crise é a cibercultura, que estará avançada após a pandemia. Como tudo na vida, tudo que é ruim tem uma parte boa”, afirma Maria.

Educação que aproxima

Com o objetivo de oferecer apoio à comunidade e garantir que as pessoas continuem com seus sonhos de graduação e profissionalização neste momento de pandemia, a Uninter está dando desconto de 40% nas mensalidades, matrícula e curso de inglês grátis.

A instituição, referência em educação a distância (EAD), não parou o seu ano letivo e os alunos continuam estudando sem prejuízos e atrasos, inclusive nos cursos presenciais e semipresenciais. Na foto, a reprodução da tela de uma videoconferência do curso de Jornalismo da Uninter por ocasião do Dia do Jornalista (7.04), com participação de alunos de todo o país, alcançando 499 visualizações em uma hora de transmissão.

Além disso, o centro universitário disponibiliza doze cursos de extensão a distância, gratuitos. Estes cursos têm duração variada, de 10 a 90 horas, e abrangem diversas áreas: literatura infanto-juvenil, educação ambiental, técnicas para negociação, entre outras.

Elas estão acessíveis para qualquer pessoa, independentemente de estar matriculada na instituição ou não. Para realizar a inscrição e conferir mais detalhes sobre os cursos disponíveis, basta acessar o site www.uninter.com/extensao/gratuitos/.

Quem acessar as redes sociais do Grupo Uninter ainda terá à disposição palestras, seminários, contação de histórias, dicas de exercícios físicos, entre outras atividades ao vivo, diariamente.

Segundo Mario Henrique Thomé da Cruz, diretor de captação da Uninter, esta iniciativa foi criada priorizando a necessidade de novas atividades durante este período de estresse. “Estamos em um momento em que é preciso permanecer em casa e isso nos leva a desenvolver novos hábitos, principalmente para cuidar da nossa saúde mental. Fazer um curso em casa é uma oportunidade única para acumular aprendizado e enfrentar a ansiedade deste período de isolamento social”, explica.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado, aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade.

Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais, acesse uninter.com.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


6 thoughts on “Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento pelo coronavírus

  1. A internet teve uma participação muito grande nesse período de pandemia não é muito difícil notar isso, mais o importante é que a internet tem ajudado as pessoas a se comunicar com as demais pessoas.

  2. para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *