TCC dá origem a projeto de educação ambiental em Campo Grande

Autor: Nivaldo Júnior - Estudante de Jornalismo

Chegar ao momento da defesa do trabalho de conclusão de curso, o temido TCC, é motivo de grande alívio para qualquer estudante do ensino superior. Mas há casos em que a satisfação é ainda maior: quando o trabalho supera as expectativas e muda a vida do aluno e da comunidade. Assim aconteceu com Roberto Pellizzer, aluno de História do polo da Uninter em Campo Grande (MS).

Com o tema “Educação Ambiental – Integração entre Estudantes e a Natureza”, o acadêmico apresentou um projeto que tem feito a diferença na vida de crianças do ensino fundamental da Escola Estadual Padre Franco Delpiano, que fica dentro do Hospital São Julião, na cidade de Campo Grande. Roberto levou aulas teóricas e práticas para os jovens com direito a várias visitas às áreas de reserva ambiental que existem no terreno do próprio hospital.

Foi aí que percebeu um certo desconhecimento sobre esse tema tão presente na vida das pessoas, e aproveitou para propor a ampliação do projeto para outras escolas estaduais do município, além do lançamento de um livro sobre o trabalho.

“É um projeto que muda a realidade por trazer conhecimento para a comunidade da região, que pode ajudar na preservação ambiental e até na prevenção de queimadas. O projeto começou ‘formiguinha’, e tem ampliado bastante o horizonte e feito a diferença na vida dos alunos”, afirma o acadêmico.

Este é o segundo curso que o aluno faz na Uninter. Ele já tinha concluído uma pós-graduação em Administração Hospitalar, em 2012, e decidiu retornar para fazer a graduação em História.

“Cursar História era um sonho que estou realizando. Voltei pra Uninter porque fui muito bem atendido, pelas boas lembranças e pelo material de qualidade. Com certeza, voltarei em outras oportunidades”, afirma.

Com muito orgulho, a orientadora educacional do polo da Uninter, Izabela Cristina, ressalta que o resultado final foi uma grata surpresa. “A gente acompanha toda a produção do aluno, mas não tem noção, muitas vezes, daquilo que realmente ele está fazendo na prática. Fiquei maravilhada com tudo o que ele trouxe, foi aí que vi o trabalho lindo de educação ambiental que faz a diferença na vida dos jovens da escola”.

O trabalho de Roberto é prova de que o trabalho do TCC, mais do que um fechamento de ciclo, pode ser uma porta para novas oportunidades.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nivaldo Júnior - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *