Tá na rede, é marketing

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

O marketing e a comunicação estão em todos os âmbitos de nossas vidas. A cada momento surgem novas ferramentas para redefinir o modo como nos comunicamos. O uso de aplicativos e redes sociais no marketing nunca esteve tão em foco como agora. Além de muito eficiente, esse tipo de marketing tem custos mais baixos para quem resolve adotá-lo.

O mercado de hoje não é o mesmo que o de 10 anos atrás. De acordo com Fernanda Souza, professora do curso de Educação Física da Uninter, as estratégias da publicidade foram se aprimorando com o objetivo de atingir o cliente de maneira mais concreta, criando uma conexão com o público e gerando feedback instantâneo.

Para Guilherme Gonçalves de Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, “não é o produto em si, mas o conceito que ele carrega que o torna um sucesso no mercado”. Vender uma experiência, e não só um produto, já é um conceito bastante comum quando observamos grandes marcas no Brasil e no mundo.

Marketing para todos

A possibilidade de utilizar o marketing como ferramenta de engajamento deixou de ser algo exclusivo a empresas e passou a fazer parte do nosso cotidiano. Toda vez que entramos nas nossas redes sociais, somos bombardeados por novos empreendedores oferecendo produtos e serviços. Mas a pergunta que fica no ar é: somos todos realmente capacitados para fazer um bom marketing nas redes?

A falta de conhecimento faz com que empreendedores de primeira viagem fiquem perdidos no processo de divulgação, assim, impactando no desenvolvimento de seu negócio. Para não cair nessas armadilhas, o ponto chave é buscar a capacitação para o uso das ferramentas de marketing digital. Contar com os serviços de um profissional da área publicitária também é uma das saídas.

O poder da influência

O uso de plataformas como o Instagram e o Twitter promoveu a criação de um fenômeno gigantesco, a emergência dos digital influencers. Através das redes sociais, essas pessoas se tornam conhecidas em todo o país, tendo sua própria legião de seguidores e influenciando essas pessoas em seus hábitos.

O público se identifica com aqueles indivíduos e eles se tornam uma opção muito mais barata e eficiente para as marcas fazerem sua publicidade. Diversos digital influencers se tornaram o rosto de marcas famosas, pelo seu poder de gerar identificação e engajamento, e por passar confiabilidade quanto aos produtos e serviços anunciados.

Dos canais para as redes

Cerca de 42% da população mundial faz uso das redes sociais e isso faz da internet o principal canal de informação e conteúdo no mundo. A audiência não está mais na televisão, pelo menos não para o público mais jovem.

Com essa constatação, emissoras de todo o mundo utilizam novas estratégias para atrair pessoas para mídias digitais e aplicativos, ao mesmo tempo em que tentam manter o público em seus canais televisivos. Para ter sucesso nessa empreitada, é importante entender sobre as diversas formas de se comunicar com cada tipo de público, levando em consideração a faixa etária e os conteúdos consumidos por cada indivíduo.

Esses assuntos foram abordados no programa Em Movimento, transmitido pelo canal do YouTube da Escola Superior de Educação, em 24.ago.2021, com o tema “Publicidade e marketing digital”. Mediado pelo professor Marcos Ruiz da Silva, o programa recebeu como convidados os professores Guilherme e Fernanda, da Uninter. Para assistir ao programa na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *