ESPECIAL ENFOC

Sustentabilidade e meio ambiente em pauta

A pesquisa movimenta alunos de diferentes níveis no ensino superior. Desde estudantes que estão dando os primeiros passos na iniciação científica, no início da graduação, até mestrandos e doutorandos. Além disso, há os professores que também se dedicam a projetos próprios ou em parceria com os discentes.

O ENFOC 2018 (XIV  Encontro de Iniciação Científica e XIII Fórum Científico e V Seminário PIBID), que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, reuniu mais de mil estudantes e pesquisadores nas modalidades EAD e presencial. Na Uninter, em Curitiba, estiveram presentes mais de 600 pesquisadores de todo o Brasil. Os trabalhos foram organizados em 14 Grupos Temáticos (GTs), e quatro modalidades de submissão: comunicação oral EAD e presencial, e pôster EAD e presencial.

O professor Dr. Mário Sérgio Cunha Alencastro coordenou os GTs 7 e 8 (Meio Ambiente e Sociedade / Engenharia, Tecnologia e Inovação), e disse que apesar do número de trabalhos inscritos não ter sido tão alto, viu muita qualidade nas pesquisas. “Pode não ter tido quantidade mas teve qualidade. Trabalhos que podem já ser colocados em prática, projetos muito bacanas.”

Ele acrescenta: “Percebi um nível de maturidade na hora de discutir a questão de fundo da sustentabilidade, em vários projetos. Não adianta você só falar e falar, se o modelo em que a gente vive, que é o modelo de produção e consumo de massa, é uma estrutura capitalista que é totalmente antagônica ao meio ambiente. Tem alguma coisa errada com esse modelo”.

Para 2019, ele diz que vai buscar alternativas para englobar mais assuntos que se relacionam com sustentabilidade e meio ambiente dentro dos GTs. Alencastro afirma que essa é uma forma de aumentar o número de trabalhos inscritos. Sobre os grupos de discussão, ele comenta que houve um consenso na questão de que ainda há muito a ser feito, e isso começa pelas instituições de ensino.

“É uma discussão que é muito colocada em segundo plano. A gente sente falta dessa ‘pegada’ mais forte em relação ao meio ambiente e sustentabilidade dentro da instituição. Mas eu gostei de ter participado. Foi uma experiência bastante gratificante acompanhar os grupos. Você sabe que o evento é bom quando as pessoas correm de um GT para o outro, pra não perder nada, e a gente percebia muito isso”, completa.

 

Fotos: ENFOC GT 7 e 8 – Fotos Mário

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *