MÚSICA

Songbook põe professor da Uninter ao lado de Tom Jobim, Chico Buarque e Chiquinha Gonzaga

Órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de estímulo às artes, como a música e o teatro, a Fundação Nacional de Artes (Funart) lançou em dezembro último o “Partituras Brasileiras – Songbook Internacional”, um conjunto de partituras com obras de renomados autores brasileiros. O projeto, que reúne 1,2 mil partituras, conta com composições de Antonio Carlos Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Chico Buarque, e também com peças do coordenador do curso de Artes Visuais e professor do curso de licenciatura em Música da Uninter, Ricardo Petracca.

A iniciativa do songbook foi realizada para que as embaixadas e consulados divulguem a música brasileira, assim disponibilizando o conteúdo por meio deste link para os estudantes de escolas e conservatórios do mundo todo. “O fato de essas peças estarem disponibilizadas desta forma aumenta e muito a possibilidade de serem tocadas em diferentes regiões do planeta, e para mim isso é uma alegria”, diz Petracca.

A maioria das peças compostas pelo coordenador foi feita entre 2000 e 2010. Segundo ele, são peças curtas e exploram diferentes formações, aspectos e técnicas musicais utilizadas no século XX. “O interessante é que, por serem peças voltadas para a música de câmara, para formações do tipo piano, orquestra de violões, coro misto, orquestra de cordas etc, é um repertório que pode ser trabalhado nas universidades e escolas de música.”

Distribuído pelo Itamaraty às Embaixadas e Consulados do Brasil no exterior, o material pode ser acessado em português, inglês, espanhol e francês.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *