ESPECIAL ABED

Sistema híbrido é a aposta para o desenvolvimento da educação superior

O sistema bimodal de oferta de cursos superiores é aquele que oferece o mesmo curso tanto no presencial quanto na educação a distância. Essa flexibilidade na oferta da modalidade do curso é bastante vantajosa para os estudantes, que podem inclusive migrar de uma para outra de acordo com suas necessidades de estudo.

A professora Angela Kochinski Tripoli, da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, desenvolveu uma pesquisa para avaliar as vantagens dessa forma de oferta de ensino. O trabalho resultou num artigo, apresentado durante o 24° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), com o título “Vantagens de ter um sistema bimodal”.

A autora demostrou que essas vantagens são percebidas tanto pelos gestores da instituição de ensino, quanto nas avaliações do MEC, por meio do Índice Geral de Cursos (IGC) – um indicador da qualidade dos cursos oferecidos no ensino superior, calculado anualmente. Na pesquisa foram analisadas 2.143 instituições de ensino superior no país, sendo que 1.756 oferecem o ensino presencial e 387 oferecem as duas modalidades de ensino.

Segundo o estudo, a oferta de educação na modalidade a distância segue em forte expansão. “Nos últimos 6 anos, o número de cursos EAD registrou um crescimento de 61% no Brasil, saindo de 849 cursos em 2009 e chegando a 1.368 em 2014. Na rede privada o aumento foi ainda maior, de 110%, saindo de 449 cursos em 2000 para 941 em 2014. Das 2.768 IES brasileiras, apenas 391 (14%) são credenciadas para atuar nas duas modalidades de ensino”.

A autora comentou que “a Escola de Negócios da Uninter está ofertando 16 cursos novos em EAD, todos voltados para a inovação e tecnologia, para o próximo ano”. Angela constatou que a oferta do sistema bimodal está correlacionada a altos índices de qualidade dos cursos. Das instituições de ensino superior que ofertam apenas o ensino presencial, 80,9% obtiveram IGCs com notas de 3 a 5. Já entre as instituições que ofertam o sistema bimodal, este percentual foi de 97,7%.

Desta forma, o estudo concluiu que as instituições com sistema bimodal têm um resultado melhor do que aquelas que operam somente no presencial. Ofertar cursos bimodais no futuro será uma questão obrigatória para sobrevivência das IES.  O mercado vai fazer com que exista muito pouca diferença entre as duas modalidades de ensino, trazendo assim a possibilidade de o aluno escolher a melhor forma de estudo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ilana Zaze – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *