ESPECIAL ABED

Sim, o Facebook pode ser uma ferramenta alidada da educação

De acordo com dados coletados pelo We Are Social, o Brasil só perde para as Filipinas no consumo de mídias sociais, sendo o segundo país a passar mais tempo nas redes. Dentre todas as plataformas, a rede social mais utilizada ainda é o Facebook, com mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo.

Por seu grande alcance, o Facebook é utilizado de diversas formas, seja como entretenimento, no tempo livre, ou também para estabelecer vínculos de diferentes naturezas com as pessoas, e ainda receber e repassar informações. Além disso, a rede também pode ser útil quando se trata de educação, ponto extremamente importante para o nosso desenvolvimento.

O professor Álvaro Martins Fernandes Junior, da Escola de Gestão Pública, Jurídica, Política e Segurança da Uninter, desenvolveu um artigo científico sobre uma ação educacional que partiu do uso de redes sociais. Ele utilizou o Facebook de dois cursos superiores: o Técnologo em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e o Bacharelado em Ciência Política.

O trabalho, chamado de Call-To-Action: Facebook na Educação, Breve Relato, constitui-se em uma ação em que foi publicada uma notícia logo após um Call-To-Action (CTA) – que pode ser definido como uma chamada/link/função de uma página (seja ela textual ou visual) que leva o visitante/leitor a realizar outra ação.

Como define o artigo, “A mera postagem de um conteúdo não gera interações e engajamento dos seguidores, costuma apenas gerar reações (curtir, amei, haha, uau e triste)”. No CTA, a postagem leva quem a vê a clicar em um link, e essa ação o levará para outra página, externa à rede social.

Na página do Facebook do curso tecnólogo, a publicação de uma notícia sobre um robô de inteligência artificial que concorre a eleições municipais no Japão foi feita com um link e trecho da matéria. Em seguida, foi postada uma questão sobre a opinião das pessoas que seguem a página sobre esse tema, e a matéria foi publicada também na página do curso de Ciência Política. Assim, a postagem da matéria seguida de uma pergunta foi o Call-To-Action do trabalho.

A interação esperada enfim aconteceu, havendo compartilhamentos e comentários na publicação. “Embora os números não sejam os maiores motivadores e o grande catalisador do sucesso da ação, as postagens realizadas pelos seguidores foram de grata surpresa”, explica o professor.

O trabalho foi apresentado no 24º Congresso Internacional ABED de Educação à Distância, que aconteceu entre os dias 3 e 7 de outubro, em Florianópolis (C). “A CIAED é o maior evento de educação à distância do Brasil, senão da América Latina. É um evento importante para todas que atuam no EAD, pois lá se conhecem as novidades, e principalmente se atenta as ações das concorrentes”, explica Álvaro.

Os professores Antoine Youseff Kamel, Siderly do Carmo Dahle de Almeida e Débora Veneral também participaram da construção do trabalho.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *