Sete entre 10 brasileiros se automedicam. Simpósio discutirá o problema

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Sete entre 10 brasileiros costumam tomar remédio por conta própria, sem a prescrição de um médico, aponta pesquisa divulgada em maio deste ano. O Brasil registrou quase 60 mil internações entre 2009 e 2014 por causa da automedicação, segundo o Ministério da Saúde. Ou seja, tomar remédio por conta própria não é o melhor remédio.

Para discutir o assunto, a Uninter promoverá o 1º Simpósio Brasileiro de Medicamentos e Qualidade de vida, no dia 24 de agosto. O evento será realizado, no campus Garcez, em Curitiba, e será aberto para a estudantes e comunidade externa. A inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita aqui.

O prazo da inscrição para submeter trabalhos para apresentação no simpósio segue até este domingo (30), e poderá realizado clicando aqui. Para mais informações, acesse a página oficial do evento. Aos participantes será disponibilizado certificado de 10 horas complementares.

A qualidade de vida, as combinações entre remédios ou a interação medicamentosa, a automedicação e a polifarmácia, que é o uso de muitos remédios ao mesmo tempo, às vezes desnecessário ao tratamento do doente, são alguns dos assuntos a serem abordados no simpósio. O evento é organizado pela Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter e terá a participação de profissionais da área da saúde, como farmacêuticos e nutricionistas. Entre as atividades já confirmadas estão palestras, mesas de debates e apresentações de trabalhos.

“No Brasil, é muito comum o uso da automedicação, além do uso de polifarmácia, principalmente nos idosos, e isso pode ocasionar uma interação medicamentosa que pode resultar uma reação adversa ou até mesmo uma intoxicação por medicamentos. Assim, o evento vem como um alerta para os profissionais da saúde, bem como para a sociedade em geral, para evidenciar a importância do uso racional de medicamentos”, diz a tutora dos cursos de Saúde Pública da Uninter, Izabelle Cristina Garcia Rodrigues.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *