Seminário debate os desafios da educação a distância para jovens e adultos

Jorge Junior – Estagiário de jornalismo

A Uninter sediou nesta semana o Seminário de Educação Básica: os Desafios da Formação Docente e Discente na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância, cada vez mais comum na educação porque o aluno não precisa mais “sair de casa” para estudar. Nos dois dias de evento (25 e 26) houve palestras, mesas de discussões e muito conhecimento para os participantes.

Foram discutidos temas como estrutura da educação a distância, questões legais, políticas educacionais de ensino médio, direitos humanos, formatação de um novo currículo para educação de jovens adultos, entre vários outros assuntos relacionados ao tema do evento. Houve também a exposição de pôsteres com estudos relacionados à proposta do seminário.

Uma das palestrantes foi a professora Maria Ester de Carvalho, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Para Maria Ester, é de grande importância a discussão sobre educação de jovens e adultos e ensino a distância. “Eu acredito que o ponto mais forte desse seminário foi realmente enfrentar os desafios de educação de jovens e adultos a distância, especialmente no que diz respeito a nós professores refletirmos sobre a qualidade do ensino que nós ministramos”, afirma.

Segundo a professora, os “desafios” que o evento discutiu sempre continuarão se não houver mudança na forma de ensino. “Não adianta somente uma reflexão sobre eles (os desafios). Nós professores devemos mudar nossa forma de ensinar, usar novas metodologias para que a gente possa seduzir e manter esse aluno interessado para que ele nunca pense em evasão ou abandonar essa trilha formativa que é a do ensino continuado”, reforça Maria Ester.

Para Camila Chaves, estudante de Pedagogia da Uninter que está no primeiro ano do curso, os “desafios” serão ainda maiores. “Vemos que ainda existem importantes fatores se tratando da formação docente e discente que necessitam serem mudados para alcançarmos uma formação de qualidade para ambos”.

Um dos responsáveis pela organização do seminário é o professor Ademir Pinhelli, que coordena um grupo de pesquisa que tem como um dos temas a educação de jovens e adultos na modalidade a distância. Para ele, o seminário atingiu o objetivo de mostrar que a Uninter é uma instituição com competência para seguir crescendo na modalidade EAD, mostrando que possui um corpo docente capacitado e que está preparada para o futuro.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *