Semana do Trânsito reúne especialistas e estudantes em evento online

Autor: Gerson Luiz Buczenko*

Durante o mês de setembro, a Uninter realizou seu evento anual dedicado à Semana Nacional do Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os encontros, organizados pelo curso de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana (GTMU) e transmitidos pelo Univirtus, ocorreram virtualmente entre os dias 21, 22 e 23.set.2020, com a presença de especialistas, professores e estudantes.

O evento contou como curso de extensão, realizado de forma gratuita, para os estudantes que se inscreveram e realizaram todas as atividades relacionadas. Diversos centros de formação de condutores de todo o país participaram do curso, que teve excelente repercussão e gerou muitas interações de todo o Brasil via chat online.

A intenção foi a de conscientizar a sociedade em geral a respeito das questões do trânsito, estimulando e desenvolvendo valores, posturas e atitudes para garantir o direito de ir e vir do cidadão, com segurança. O tema, como de praxe, foi o mesmo definido pelo Conselho Nacional do Trânsito: “Perceba o risco, proteja a vida”. Segundo o professor Valdilson Aparecido Lopes, o objetivo foi apresentar os principais aspectos relativos ao tema do evento e conjugar iniciativas e projetos relacionados, como educação no trânsito, análise dos índices de acidentes e o retrato da segurança viária no Brasil.

Entre os convidados, estiveram presentes: Prof. Dra. Débora Cristina Veneral – Diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança; Prof. Dr. Gerson Luiz Buczenko – Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana; Mauro Gil – Observatório Nacional de Segurança Viária; Prof. Dra. Luiza Simonelli – pesquisadora na área de trânsito; Valdilson Aparecido Lopes – Professor e Tutor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana; Profa. Eliane Pietsak – Tecnodata Educacional e representante do Portal do Trânsito; Noedy Parice Mendes Bertazzi – Chefe de Divisão Escola Pública de Trânsito, Detran-PR; Dayana Cavalli – Educação para o Trânsito, Detran-PR; Dr. Simão Baran Júnior – Promotor de Justiça, Chapecó ((SC).

Na primeira noite, foi realizada uma fala de abertura. Na segunda noite, o tema foi “Ações educativas para o trânsito”. E na terceira noite, “Experiências no/em trânsito”, um bate-papo com estudantes que contou com a participação de: Marcia Pereira da Fonseca; Dorival Mariano dos Santos; Maristela Inez Bretas; Erick da Silva Ramos; Henrique Vitorio Rodrigues Vasconcelos; Karen Saldanha da Silva Rocha; e Everthon Luiz de Moraes.

Assim, por meio de atividades como esta, a Uninter se insere no debate profissional e acadêmico sobre o trânsito no Brasil, contando ainda com a contribuição de profissionais do Ministério Público, DETRAN/PR, do Portal de Trânsito, da Tecnodata Educacional e do Observatório Nacional de Segurança Viária, além dos professores e alunos do curso de GTMU.  Desta forma, cumprimos nossa missão educacional e social ao preparar profissionais para este mercado de trabalho, além de suscitar o debate de forma crítica e construtiva sobre a realidade do país, em relação ao trânsito e à mobilidade urbana e de sua letalidade, sendo fundamental que ocorra esse debate sobre um tema tão importante para as futuras gerações e para o progresso da nação.

* Gerson Luiz Buczenko é coordenador dos cursos superiores de Tecnologia em Segurança Pública e Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gerson Luiz Buczenko*
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Andre Borges/Agência Brasília e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *