Semana de avaliação mobiliza 927 alunos e 40 professores

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Em uma universidade, para que uma semana de provas aconteça são necessárias ações conjuntas entres os coordenadores e professores dos cursos. Entre os dias 3 e 7 de abril, cinco cursos da Escola Superior de Educação, oito da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios e um da Escola Politécnica da Uninter irão aplicar 3.106 provas para os seus 927 alunos dos cursos semipresenciais.

Nessa modalidade de ensino, os alunos frequentam a faculdade apenas duas vezes por semana e no restante dos dias são orientados a distância através de vídeo-aulas e outras atividades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Serão aplicadas provas nos períodos da manhã, à tarde e à noite. Os alunos têm a possibilidade de agendá-las durante a semana. Essa flexibilidade existe para dar maior possibilidade de todos os alunos realizarem as provas. Quarenta professores aplicarão as provas em sete laboratórios de informática da Uninter.

“O planejamento é o seguinte: vemos quantos alunos temos matriculados, quantos estão aptos a fazer a prova e quantas provas serão aplicadas. Fazemos a verificação dos laboratórios de informática para confirmar se os computadores estão configurados e contatamos os professores que vão aplicar as provas”, diz o coordenador de operações das graduações semipresenciais da Uninter, Elizeu Barros Alves.

Existe um setor que formula as provas objetivas e outro, as discursivas. Segundo Elizeu, a função dele e dos professores é trabalhar no meio campo, ou seja, na aplicação das provas. A dica para os alunos que realizarão as avaliações é de responder primeiro as questões objetivas e em seguida, as discursivas.

“A dica é que eles primeiro façam as objetivas porque a objetiva te dá muitos argumentos para você responder a discursiva. A objetiva é marcar x, a discursiva não, você tem que escrever na questão. Então, ao fazer a objetiva primeiro você poderá relembrar tudo que você leu e estudou em sala de aula e no AVA, o que vai te dar argumentos para responder a prova objetiva de forma eficaz”.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *