Semana da fotografia reúne grandes expoentes da imagem no Paraná

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Alguns dos maiores nomes da fotografia do Paraná participaram da 1ª Semana da Fotografia da Uninter, realizada em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Para marcar a data, o Núcleo de Imagem Ponto Zero, espaço laboratorial do curso de Jornalismo da instituição, decidiu realizar o evento entre os dias 17 e 19 no campus Tiradentes, em Curitiba.

“O legal desse evento é que envolveu tanto gente de fora, profissionais que já estão no mercado de trabalho, quanto alunos e ex-alunos. Então é uma equipe bem bacana. Desde o ano passado eu queria fazer a semana de fotos. Mas não estava conseguindo sozinha. Foi quando a professora Márcia Boroski entrou na faculdade, ela é bem agilizada, segurou na minha mão e disse: ‘Vamos'”, explica a professora e coordenadora do Ponto Zero, Sionelly Leite.

Os mestres de cerimônia foram Jean Batista Berti e Ana Tavarez Heise. A programação contou ainda com a apresentação do portfólio dos alunos da Uninter Rafaela Almeida, Gabriel Bukalowski e Otávio Sauerbier D’andrade. “Foi uma oportunidade única, porque era a minha primeira apresentação e compartilhar isso com várias pessoas é um privilégio, um sonho. Foi uma conquista grande”, diz Gabriel Bukalowski.

Além disso, a abertura contou com a presença de dois renomados fotógrafos. Rodolpho Pajuaba, da área de fotos publicitárias, e Daniel Castellano, repórter fotográfico. Ambos falaram de suas experiências e opiniões sobre assuntos muito debatidos na fotografia, como a questão de se usar ou não tratamento nas imagens. Para Pajuaba, não existe uma foto sem edição. “É muito discutido, mas não existe foto sem tratamento”, diz.

Para Castellano, a realidade é o fotografo que cria no momento que ele escolhe uma determinada lente, isso já é alteração. “As câmeras fotográficas não traduzem o olho humano, a sensibilidade do olho câmera nenhuma consegue pegar, a não ser com tratamento”, diz.

No dia seguinte (18) houve o workshop de fotografia de moda. Foram quase 70 inscritos para participar da atração. A coordenadora da atividade, Mel Gabardo, explica o quão ótimo foi perceber o grande interesse dos alunos pela área de fotografia e acredita que o desempenho do fotógrafo está no seu constante aprendizado. À noite foi a vez dos fotojornalistas Henry Milléo e Albari Rosa.

Encerrando a semana de fotografia, no sábado (19), o estúdio da Uninter realizou uma sessão de retratos. Além disso, houve também a participação dos profissionais de foto Alexandre Mazzo, editor-chefe de fotojornalismo no jornal Gazeta do Povo, Rodolpho Pajuaba, profissional de fotografia publicitária, e a fotógrafa Annelize Tozetto, todos realizando leitura de portfólio.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *