Seis mitos sobre meio ambiente e sustentabilidade

Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo

A população mundial atingiu a marca de oito bilhões de pessoas em 15 de novembro de 2022, segundo dados do relatório World Population Prospects 2022, da Organização das Nações Unidas (ONU). O número representa um desafio para o planeta, já que, com o aumento populacional, aumentam também os impactos humanos sobre a Terra. As decisões diárias tomadas pelos indivíduos, seus atos e escolhas perante a cadeia do consumo têm relação direta com a subsistência planetária.

Para sobreviver, precisamos consumir, e cada produto ou bem adquirido requer a utilização de muitos recursos naturais para sua produção e distribuição. Toda e qualquer manufatura, cada alimento, tudo necessita de pelo menos água, energia, força de trabalho, matérias-primas e transporte, que muitas vezes é baseado na queima de combustíveis fósseis, outro fator degradador do planeta.

E se o consumo é peça-chave para a conservação do planeta, hoje em dia já não é mais suficiente pensar em adquirir produtos não-poluentes e atóxicos. É necessário frear o consumo, pois qualquer coisa adquirida sempre vai demandar extrações de recursos naturais.

O próprio termo “recursos naturais” é pauta de discussão e reflexão, pois carrega a prerrogativa que o planeta está aqui para nos servir, e a velocidade que estamos extraindo essas energias ultrapassa a própria capacidade regenerativa da Terra.

No programa F5, as Escolas Politécnica e Jurídica da Uninter, por meio dos professores Augusto Lima da Silveira e Guilherme Lemermeier Rodrigues, discutiram os mitos acerca da sustentabilidade tentando decifrar o que é fato e o que é fake em relação a alguns tópicos polêmicos que cercam esse assunto.

Para o professor Augusto, muitas vezes, influenciados por campanhas de marketing e publicidade, acreditamos que determinadas atitudes contribuem com o meio ambiente por escolher produtos ditos sustentáveis e ambientalmente corretos.

Algumas ações propagadas como corretas do ponto de vista ambiental na realidade são mitos, porque geram danos colocando em risco nossa sobrevivência enquanto espécie. Os professores desmitificaram seis deles.

Mito 01: Embalagem reciclável é mais sustentável.

Produtos com embalagens recicláveis nem sempre são mais sustentáveis. O foco na realidade deve ser a diminuição do consumo de embalagens, ou melhor sua não geração. “Mesmo que a embalagem seja feita a partir de resíduos de mandioca, por exemplo, algo super sustentável, se não diminuirmos o consumo de embalagens, o meio ambiente mesmo assim vai estar sobrecarregado devido à toda a cadeia produtiva e logística que demanda qualquer tipo de produção. Até pensar gera impacto ambiental, para pensar você precisa da energia que vem dos alimentos, que por sua vez também consomem recursos naturais”, ressalta Augusto.

MITO 2: O plástico leva de 400 a 450 anos para se decompor

Conforme Augusto, isso é uma previsão, que é realizada em ensaio laboratorial pois o plástico foi criado há 160 anos e não se sabe ao certo sobre sua decomposição. “O que se sabe sobre esse material é que ele se quebra em pequenos pedaços, as evidências científicas ainda são poucas, mas apontam que os microplásticos em contato com os seres vivos causam sérios problemas de ordem natural e de saúde, como alteração na reprodução e desova de peixes, e nos seres humanos, problemas de ordem reprodutiva, como câncer de ovário”, destaca.

MITO 3: Queimar resíduos é melhor que descartar

A queima de resíduos libera uma série de substâncias nocivas ao meio ambiente. Um dos mais discutidos é o CO2, que agrava substancialmente o aquecimento global, mas ainda assim não é o mais prejudicial. “O [CO2] já é causa de grandes problemas climáticos no futuro. Outra questão são as dioxinas, que são liberadas na queima dos plásticos, substâncias altamente cancerígenas e tóxicas. E um detalhe que não podemos esquecer, é que essa prática também um crime ambiental”, diz ele.

MITO 4: Pilhas, baterias, óleo de cozinha e medicamentos podem ser destinados em lixo comum

Como esses materiais são potencialmente poluidores, Augusto orienta a procurarmos pontos de entrega voluntária ou realizar a logística reversa, entrando em contato com os fabricantes. “O aplicativo ‘Cataqui’ é uma plataforma que mostra quais são os pontos de coleta mais próximos e também te une a catadores de materiais recicláveis”, ressalta.

MITO 5: Lavar os resíduos antes do descarte é desperdício de água

Augusto esclarece que é muito importante a limpeza dos resíduos recicláveis antes do descarte, mas utilizando águas de reuso. “Podemos lavar os resíduos juntamente com nossa louça, e a água desse enxague já faz essa limpeza. Resíduos sujos inviabilizam a reciclagem”, lembra ele.

MITO 6: Resíduos do banheiro podem ser descartados no vaso sanitário

“Em dezenas de outros países é possível, mas no Brasil não, pois nosso sistema de coleta de esgoto não está preparado para receber esse tipo de material. Inclusive saneamento básico ainda não é uma realidade para muitos municípios brasileiros. Além de entupir tubulações, diminui a eficiência de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto, contaminando o meio ambiente”, conclui Augusto.

Viver mais com menos é o desafio da nossa geração. Precisamos refletir sobre nossos próprios atos de consumo, buscando a suficiência e não o excesso, além de compreender quais são as atitudes que efetivamente são corretas perante os impactos ambientais que realizamos todos os dias.

Você pode acompanhar essa conversa na íntegra pelo canal no YouTube da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança. Ela foi exibida no dia 07 de outubro de 2022 e pode ser acessada neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels/Polina Tankilevitch


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *