Secretária de sucesso, Mariana conta o segredo para chegar lá

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Mariana Guimarães Sá é secretária executiva da diretoria financeira de uma das maiores empreiteiras do país, a CR Almeida, que atua no setor de construção de rodovias, ferrovias e hidrelétricas. Sua rotina inclui organizar os compromissos dos diretores, as correspondências, os comunicados internos, os horários de reuniões e viagens. Apesar do dia-a-dia puxado e da carreira de sucesso, Mariana abriu a sua própria agenda para dividir com os alunos do curso de Secretariado Executivo da Uninter as suas dúvidas, medos e também cada tomada de decisão importante que teve de tomar na carreira.

Para Mariana, traçar metas e ter objetivos é o segredo para alcançar o sucesso. “O sucesso é relativo. O meu sucesso partiu de um objetivo de eu delimitar e das metas que tracei na minha vida. Essas metas eu tracei ao longo de 11 anos que foram pra atingir tudo que eu consegui”, diz. “O sucesso não vem do dia para a noite, vocês não vão acordar amanhã em um local de sucesso. Busquem sempre se especializar. Hoje existem coaching especializados de gestão de carreira e cursos direcionados para a nossa área. Não parem no tempo. Quanto mais você procurar aprender, procurar saber, não só na faculdade, mas fora da faculdade também, mais terá sucesso”, aconselha.

Mariana foi a palestrante principal do 1º Encontro Uninter de Secretariado Executivo, organizado pelos alunos do curso de Secretariado Executivo da modalidade semipresencial como atividade final do módulo Gestão de Eventos. O tema foi “Gestão de Carreira de Sucesso”. Os mais de 40 alunos da turma foram divididos em comitês e, sob orientação da professora Adriana Czajkowski, realizaram o evento na noite do último dia 28 no auditório do campus Garcez, em Curitiba. O número de inscrições ultrapassou a quantidade de cadeiras, o que, segundo Adriana, foi resultado do empenho dos estudantes no planejamento do encontro.

“Fiquei surpresa porque nós iríamos fazer um evento até certo momento pequeno e simples, mas os alunos se empenharam tanto e a gente teve uma grande repercussão. Alunos de outras instituições, de cursos técnicos e profissionais da área confirmaram presença. A gente criou um comitê presidente e depois as demais comissões específicas, como de comunicação, patrocínio e apoio, infraestrutura e outras. Para que eles trabalhassem juntos”, diz a professora. A intenção, segundo ela, era que os alunos aprendessem todas as etapas da realização de um evento.

Tassiane de Paula Cristo, integrante do comitê de comunicação, explica que o tema relacionado ao sucesso na carreira foi escolhido durante um debate entre os alunos, e lembrou que, apesar de a profissão ser muito antiga, existem poucos eventos e palestras voltados ao secretariado executivo. “Para nós, enquanto estudantes, convidar pessoas que tenham vivência na área é extremamente importante porque apesar de ser uma área antiga, Curitiba e região têm poucos eventos voltados ao secretariado. Nosso campo está crescendo e para nós é muito bom ter essa experiência com pessoas de fora”, diz.

O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Eventos, uma estratégia baseada em experiências”, escrito pelos professores Sérgio Czajkowski Júnior e Adriana Czajkowski. Segundo os autores, o acontecimento durante um evento precisa ser muito bem planejado e ao mesmo tempo inesquecível. Assim, o livro funciona como uma espécie de manual. Exemplares da obra, entre outros brindes, foram sorteados no fim do encontro, que contou com um coquetel de encerramento.

Na mesa de abertura estavam o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Ivan Schneider, a coordenadora do curso de Secretariado Executivo, Vanderléia Estécio de Oliveira, o coordenador operacional dos cursos de graduação semipresencial, Elizeu Barroso Alves, a presidente do sindicato das secretárias e secretários do estado do Paraná, Neralice Cesar Maina, e a professora Adriana Czajkowski, representando os professores do curso que organizou o encontro.

Edição: Mauri König.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *