Saúde mental é destaque na Sipat Uninter 2023

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

Com o tema “Segurança Psicológica”, a quarta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 360° Uninter aconteceu entre os dias 21 a 25 de agosto de 2023. As oito palestras da programação trataram da importância do cuidado mental e o papel que nós temos nesse processo.

“Todos os anos, a Sipat aborda assuntos que estão em alta, no âmbito da saúde e segurança do colaborador. O tema deste ano veio de encontro com a situação atual do mundo em si”, destaca a analista de operações acadêmicas e membra da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Bruna Almeida.

Na palestra de abertura, transmitida online pelo Univirtus, as psicólogas convidadas, Carolina Quintino e Patrícia Apolloni, trouxeram o tema “Segurança Psicológica”, abordando assuntos como a vulnerabilidade e a segurança no ambiente de trabalho. Elas mostraram a diferença entre perigo psicológico e segurança psicológica, destacando que a segurança psicológica ajuda a lidar com emoções, erros e ideias.

A relação entre atividades físicas e saúde mental foi destaque no segundo dia de atividades, com a  palestra “Movimente-se: Seu corpo e mente agradecem” com Rafael Luciano De Melo, mestre em Educação Física e professor da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter. As atividades físicas são pilares para a saúde e prevenção de doenças. A prática regular de exercícios reduz a ansiedade e os riscos de doenças crônicas, além de ajudar na redução do uso de remédios para ansiedade e depressão.

Na quarta-feira (23/08), na parte da manhã, o bombeiro civil e socorrista Jaime Lopes, abordou o tema “Prevenção de Acidentes Domésticos”, na qual foram destacadas as principais causas desse tipo de acidentes com crianças e adultos. Eletricidade, botijões de gás, produtos químicos e remédios estão entre os itens que podem representar riscos para os moradores.

À tarde, a coordenadora do curso de Gerontologia da Uninter, Maria Caroline Waldrigues, e a coordenadora do curso de Psicanálise da Uninter, Giseli Rodacoski, conversaram sobre “Processos de Saúde e Adoecimento no Trabalho”. Elas mostraram como criar um laço saudável com o trabalho, como entender e se adaptar ao ambiente, além de ter um comportamento saudável com colegas. As profissionais destacaram a importância de entender a diferença entre identidade pessoal e identidade profissional, e de ter equilíbrio em ambas as partes. Nesse sentido, é essencial ter tempo e qualidade de vida para descansar a mente.

Na quinta-feira (24/08), a recuperação cardiorrespiratória (RCP) foi abordada na palestra com o bombeiro Jaime Lopes, que trouxe na prática os movimentos a serem executados nas pessoas, mostrando a importância da prestação de socorro. No mesmo dia, a palestra “Mente sã, dinheiro em paz” foi conduzida pelos professores Marcos José Valle, Karen Freme Duarte Sturzenegger, Elizabeth Nery Sinnott, ambos professores da Escola de Gestão Comunicação e Negócios da Uninter. A saúde financeira tem relação direta com a saúde mental, afinal, o consumo excessivo também traz riscos.

O último dia de programação contou com a participação da psicóloga e instrutora de Yoga e Meditação Yogapsique, Adèle Mathieu Roderjan que apresentou o tema “Gerenciamento das Emoções”. A prática de Mindfulness foi apresentada como aliada para exercer a atenção plena, o autoconhecimento e relaxar a mente, contribuindo assim para gerir as emoções.

No encerramento, o gerente de gestão de pessoas, Joel Ziemann Ferruci, e o professor Centro de Atendimento Psicopedagógico da Uninter, Ivo Carraro, retomaram os principais temas abordados na semana para trazer as considerações finais.

“Você não precisa ser o melhor funcionário da Uninter, seja o melhor para a Uninter ressaltou Ivo, destacando que o ideal é que o colaborador faça a empresa crescer, e a empresa faça o mesmo com o colaborador.

Essa é mesma visão da organização do evento. “O colaborador que não está com a saúde psicológica em dia, não consegue desempenhar seu papel profissional plenamente, o que piora o seu emocional”, avalia Bruna.

As palestras tiveram a mediação da jornalista Barbara Carvalho. A programação está salva no AVA Univirtus, na aba ao vivo.

Além das palestras, ocorreram atividades práticas, como Quick Massage, Meditação, Jogo de Tabuleiro Gigante e o Jogo das Profissões, que ajudaram os colaboradores a interagir e a ter um momento de descontração e relaxamento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin e Gabriel Smaniotto


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *