Projeto de saneamento movido a energia solar é lançado

O professor Rodrigo Berté, PhD em Educação e Ciências Ambientais e diretor da Escola Superior de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Humanidades da UNINTER, desenvolveu ao longo de quatro anos de pesquisa uma estação de tratamento de esgoto doméstico movida por energia solar.

Com o apoio do engenheiro Cláudio Folda, que desenvolveu a instalação elétrica e todo o planejamento técnico, foi possível estabelecer uma metodologia com visão ecológica para o projeto. “A característica ecológica da estação é fundamental para disseminação de princípios ligados ao meio ambiente” comentou Berté.

A estação de tratamento é ligada à um banheiro químico de onde retira os resíduos orgânicos e filtra, armazena e decompõe os dejetos por meios biológicos de tratamento. Toda a energia utilizada no processo é retirada de uma placa solar que fica no topo da estação.

Berté, juntamente com o profissional de ciências agrárias, Dirceu Efeting, atenderão as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente realizando várias avaliações no processo da estação de tratamento como demanda biológica de oxigênio, ph e testes bacteriológicos. “Conseguimos dar um passo para atender os princípios de sustentabilidade mas ainda teremos uma longa caminhada” finaliza Berté.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *