Saiba como organizar os seus dados

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

O uso dos recursos computacionais com maior intensidade promove a troca de dados a todo momento, mesmo que muitas dessas trocas passem despercebidas por nós, desde dados simples, até informações importantes. Nesse contexto, fica evidente a necessidade de organizarmos essas informações para ter um controle eficiente. Afinal, onde e como as informações importantes estão guardadas?

Tanto no ambiente corporativo como em questões pessoais, precisamos desenvolver técnicas para melhor organizar as informações que são essenciais para nosso trabalho. Para Élcio Miguel, professor da área de exatas no polo da Uninter em Curitiba, é importante determinarmos como vamos fazer isso. “A partir do momento em que eu defino a metodologia, eu tenho que ser fiel a ela”, afirma.

Ele apresenta uma abordagem de maneira bem prática, comparando os recursos computacionais a um closet. Assim como organizamos nossos itens pessoais em gavetas, estantes e cabides, nossas informações também devem ser separadas de maneira a facilitar a consulta de qualquer dado. Dividir as informações em pastas, nomeadas de maneira clara e direta, é uma das formas de guardar os dados de forma eficiente.

Esse processo de organização traz benefícios no armazenamento das informações, além da aumentar a produtividade do indivíduo, que não se sente mais perdido em meio a tentos arquivos. A necessidade de um ambiente organizado também colabora para a criação de aplicativos que ajudam no acesso e distribuição eficiente de informações.

O assunto foi abordado no programa Chave Interdisciplinar da Rádio Uninter, transmitido no dia 2.set.2021. Com o tema “Tecnologia de extração de dados”, o programa, mediado por Euzébio Junior, tutor da área de exatas, recebeu o professor Élcio Miguel para conversar sobre a organização de nossos dados. Para assistir à transmissão completa e ver todas as dicas de Élcio Miguel, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *