IBGPEX

Responsabilidade social agora tem selo

A educação e a cidadania caminham juntas no processo de conscientização de uma sociedade e na transformação do meio em que vivemos. Responsabilidade social é um termo que vem se fortalecendo, e hoje muitas empresas acreditam que é dever de todos atuar de forma a promover ações que contribuam para uma sociedade mais justa.

Braço de responsabilidade socioambiental do Grupo Uninter, o Instituto IBGPEX tem por missão a inclusão social e a promoção humana através da educação. Atende jovens, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade e risco social, educando e promovendo a inclusão e a cidadania.

O IBGPEX atua na comunidade através de vários projetos, dentre eles: Ser Capaz (capacita e inclui pessoas com deficiência no mercado de trabalho); Jovem Cidadão (garante direitos das crianças e adolescente pela inclusão digital e musical, além de cursos e capacitações); Fazendo Renda – Economia Solidária (curso de costura e confecção, além de noções de gestão, precificação, venda e marketing); Rompendo Fronteiras e Pinceladas para a Vida (inclusão social, digital, cultural e musical de idosos).

O trabalho realizado por essas equipes já alcançou muitas pessoas. Para que todo esse esforço receba o reconhecimento devido, o IBGPEX promoveu no dia 27 de setembro o lançamento do Selo de Responsabilidade Social Universitária 2018, que ajudará a registrar e qualificar todas as ações executadas.

Estiveram presentes no evento o reitor da Uninter, Benhur Gaio, o vice-reitor, Jorge Bernardi, o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider, a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral, e a diretora da Escola Superior Educação, Dinamara Machado, além de representantes da comunidade acadêmica e parceiros do Instituto.

“Hoje é um dia muito especial para o IBGPEX, que tem essa parceria com a Uninter há muitos anos. Tudo o que foi construído até hoje é graças à soma, à contribuição dos professores, coordenadores, diretores e do nosso reitor que sempre incentivou e apoiou nossas ações. E claro, do fundador do Instituto, o chanceler da Uninter, Wilson Picler. É um marco para registrar essas ações. Muita coisa já foi, e continuará sendo feita”, declara Adenir Fonseca dos Santos, gerente de projetos do instituto.

O reitor Benhur Gaio cumprimentou a equipe do IBGPEX pelo excelente trabalho realizado. Ressaltou o papel fundamental da instituição neste contexto, por estar presente em mais de 600 cidades espalhadas pelo país, o que aumenta a responsabilidade tanto de alunos quanto de funcionários.

“Uma instituição de ensino superior como a Uninter nunca existirá de fato se não estiver inserida na sua sociedade. A questão da responsabilidade social nos é cobrada pelo MEC. Nós apresentamos os relatórios que a Adenir nos encaminha, e são muitas as ações executadas. Esse trabalho do selo terá uma repercussão nacional. Nós certamente ficaremos sabendo de projetos fantásticos que estão sendo realizados em nossos polos em todo território”, complementou o reitor.

O IBGPEX atua em três grandes áreas: assistência social, responsabilidade social universitária e responsabilidade social corporativa. Além dos vários projetos na parte de assistência social, atende cerca de 17 entidades que recebem assessoramento através do projeto Fazendo Renda.

Adenir falou também sobre os eixos que estão norteando as avaliações institucionais com relação à responsabilidade social universitária. “Esses eixos são muito importantes, porque os coordenadores podem vislumbrar de que forma podemos desenvolver ações que os contemplem. Nós queremos oportunizar cada vez mais a reflexão de temáticas importantes, de acordo com cada público. Com esses temas transversais, a gente vê como uma grande possibilidade de cada vez mais os nossos coordenadores poderem trazer seus alunos para trabalharem ética, educação, cidadania e direitos com o nosso público”, completa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Marketing Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *