Renata Garbossa é reconduzida a coordenadora do Comitê Mulheres no Crea-PR

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Pelo segundo ano consecutivo, a coordenadora da área de Geociências da Escolas Superior de Educação (ESE) da Uninter, a professora Renata Adriana Garbossa, foi conduzida “por aclamação” a coordenadora do Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na regional de Curitiba (PR).

A recondução da coordenadora, que foi eleita pela primeira vez em 2022, aconteceu durante o encontro da Governança Cooperativa em 2023, que aconteceu de forma presencial no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dia 14 de março.

Segundo Renata, criado em 2017 com oito unidades regionais em todo o Paraná, o grande objetivo do comitê é fomentar o empoderamento das mulheres, bem como o aumento da participação feminina nas decisões no Sistema Confea/Crea, além de auxiliar na representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais e avaliar e sugerir ações conjuntas nas regionais. Assim, buscam multiplicar projetos e ações de interesse feminino das engenharias e contribuir com efetividade nos eventos do Crea-PR nas regionais.

Em 2021, dos mais de 87 mil profissionais registrados no Crea-PR, cerca de 15% eram mulheres e no quadro de conselheiros titulares e suplentes, elas representavam 13%. “Muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas entidades de classe e instituições de ensino do Paraná”, apresenta o Conselho.

Como coordenadora, Renata tem o compromisso, principalmente, de divulgar para as recém-formadas e todas as mulheres registradas no Crea-PR “a importância de estarem presentes de forma efetiva no conselho”. Além disso, organizar eventos para debater temáticas relacionadas ao campo de atuação das profissionais da área das engenharias, agronomia e geociências; participação em eventos organizados pelo Crea, entre outras demandas que são alinhadas com a coordenação do comitê estadual.

Para a profissional, ocupar a função de coordenadora do Comitê Mulheres representa “mostrar a relevância das mulheres no Conselho Regional e, cada vez mais, termos representatividade, contribuindo nos debates, nas melhorias e, sobretudo, no papel de cada profissional”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *