Renan, 24 anos de idade e uma década de jornalismo correndo nas veias

Autor: Evandro Tosin - Assistente de produção multimídia

O jornalismo faz o registro da história no momento em que ela acontece. Orienta as pessoas no momento presente e documenta os fatos para as gerações futuras. Cada acontecimento é uma história, e há muitas histórias para contar. Esse é papel que o estudante de Jornalismo na modalidade a distância da Uninter Renan Alves vem realizando em um conjunto de cidades no interior de São Paulo.

Há seis anos ele responde pela versão digital e pela publicação impressa do Jornal Atual, do qual é editor-chefe. O periódico tem sede na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), município com 50 mil habitantes, distante 120 km de Marília, onde fica o polo de apoio à educação a distância da Uninter ao qual ele está vinculado. Renan tem 24 anos e está está no penúltimo ano do curso.

Além de estar no meio digital desde 2016, o jornal também é impresso, com distribuição gratuita em cinco cidades do interior paulista: Santa Cruz do Rio Pardo, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo e Ipaussu. Com circulação quinzenal, sua tiragem é de 3 mil exemplares.

A cobertura abrange as áreas de política, economia, cidadania, polícia, esportes, cultura, saúde, bem-estar, tecnologia e serviços. “Tem muita credibilidade na cidade e segue crescendo”, afirma o gestor do polo da Uninter de Marília, Luiz Cláudio Massa.

Renan é natural da capital São Paulo. Aos 14 anos saiu da metrópole para ir morar em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). E por pouco não escolheu outra profissão, chegou a fazer curso técnico em agropecuária. Mas acabou seguindo outro caminho: o jornalismo.

Com 15 anos, já despertava nele o interesse pela profissão: recebeu o convite de um familiar para administrar um site de notícias do município. “No colégio, era o que mais falava, sempre atualizado, apresentava os trabalho lá na frente, gostava de escrever”, lembra.

Anos depois, Renan passou pelo jornal Atitude, e nisso aprendeu a fotografar, começou a fazer pautas, aprimorou a escrita, fez a parte publicitária e se tornou editor-chefe, além de escrever uma coluna social sobre eventos locais da cidade. Mas o seu desejo era de empreender. Sonhava em ter seu próprio jornal.

Aos 17 anos o jornalismo já corria nas veias

Em 2014, Renan pensou em um novo projeto. Observou que não havia um jornal de circulação gratuita na cidade. Com ajuda de empresários e de um antigo jornal, em casa mesmo produziu a primeira edição do Jornal Atual, que foi impressa em 8 de março daquele ano. “Nem tinha 17 anos completos quando terminei a primeira edição”, lembra.

O veículo de comunicação cresceu tanto que em 2017 foi necessário alugar uma sala no centro da cidade e contar com uma equipe maior. Hoje, o leitor também pode acessar o conteúdo do jornal na plataforma ISSU. O periódico conta com uma equipe que inclui jornalista, diagramador, atendimento, assistência jurídica e trainee. O impresso funciona de forma semelhante ao jornal Metro, distribuído gratuitamente em capitais brasileiras.

Com 22 anos, o jornalista recebeu convite para ser secretário municipal de Gestão e Comunicação Social de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Aceitou e se afastou das atividades do jornal nesse período. Essa experiência resultou em algo curioso. “Uma vez recebi uma carta do governo do estado de São Paulo me parabenizando por ser o secretário de comunicação mais jovem da pasta”, lembra.

Renan deixou o cargo público em março de 2019. Decidiu voltar a ser editor-chefe do periódico e administrar o jornal. Além disso, o jovem empreendedor também trabalha com eventos, shows, projetos multimídia e assessoria de comunicação. Criou nas redes sociais o programa “Direto ao Ponto”, em parceria com outros profissionais dos meios de comunicação. Entrevistando personalidades, inovou no debate político. “Fomos o primeiro veículo de comunicação do município a exibir um debate em imagens em redes sociais”, comenta.

Renan destaca a crescente importância do jornalismo para a sociedade. “A cada dia, a cada ano ou crise, percebemos que o jornalismo é cada vez mais importante na vida das pessoas, na comunidade, na cidade. Nessa era de fake news, é preciso o jornalismo responsável e ter a informação precisa”, diz.

* Hoje, 7 de abril, é Dia do Jornalista. A data é uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista morto por adversários políticos em São Paulo, em 1830. Esse foi um dos eventos que contribuíram para a renúncia de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831. Já em 7 de abril de 1931, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu a data como o Dia do Jornalista.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de produção multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Renan Alves


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *