RECONHECIMENTO

Reitor da Uninter, Benhur Gaio é Doutor Honoris Causa no mundo

Há dez anos surgiu no Brasil uma organização que busca ensinar a produzir paz, felicidade e prosperidade a partir da educação. Hoje, a entidade tem sede em Frankfurt, na Alemanha, e representações em 22 países. Única no gênero, a Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), na tradução em português, oferece respostas a uma questão fundamental: “o que é excelência educacional e como alcançá-la?”.

A organização distingue pessoas e instituições com o Prêmio Sapientiae, concedendo-lhes o título de Embaixadores da Paz. O conselho das universidades-membros da ODAEE endossa o currículo de indicados como Doutor Honoris Causa no mundo, gerando assim o Acervo Mundial de Doutores Honoris Causa, “que ultrapassa as fronteiras dos países para exaltar o trabalho e imortalizar a memória dos mestres distinguidos com esse reconhecimento”.

O reitor da Uninter, Benhur Gaio, entrou neste ano para o seleto acervo de Doutores Honoris Causa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma cultura de paz e prosperidade através da educação. Por extensão, a Uninter recebeu o Prêmio Sapientiae por se destacar ao promover um impacto social pela educação, uma alteração da realidade na sociedade em que está inserida.

Com frequência a ODAEE recebe relatórios referentes aos alunos de instituições de ensino, como quantidade e realidade social, iguais aos relatórios enviados ao MEC e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que traçam o perfil dos estudantes e quais os impactos da formação frente à realidade vivida por eles. Através dessas informações é possível mensurar a eficácia e o impacto social da instituição na vida dessas pessoas.

Prestígio internacional

Como consequência dos resultados positivos, a organização concedeu recentemente os dois títulos de honra, ao reitor e à instituição. Entregue pela ODAEE desde 2008, o Sapientiae e o Honoris Causa são dois dos prêmios mais prestigiados entre a comunidade acadêmica internacional. Com esse reconhecimento, a organização se propõe a difundir as contribuições de destaque na educação realizadas por docentes e instituições de ensino.

“Este prêmio representa uma homenagem aos distintos premiados, difundindo a vida, a obra e a vocação desses docentes e as instituições onde ocupam ou ocuparam cargo diretivo”, diz a entidade em seu site. A ODAEE acredita que, por meio desse prêmio, está motivando as novas gerações, ao observarem esses exemplos, recebam um impulso para se incorporarem ao campo docente e de pesquisa.

Para o reitor da Uninter, investir na qualidade do ensino é de extrema importância para a construção do cidadão. “Onde a educação está presente de forma efetiva, as pessoas conversam mais e, por terem mais conhecimento, têm posicionamentos mais qualificados nas discussões de interesse da sociedade. A educação contribui diretamente no entorno do indivíduo em todas as esferas. Os povos com maior nível de escolaridade têm posicionamentos mais corretos frente à sociedade e escolhem melhor os seus governantes”, afirma.

Benhur Gaio, que é doutor em Engenharia da Produção e pós-doutor pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned), da Espanha, diz ter ficado surpreso com os títulos, mas sabe que são frutos colhidos graças ao esforço e dedicação dele e da Uninter por uma educação de qualidade. “É algo que não faz parte do nosso dia a dia. A gente trabalha pela instituição e foi uma grata surpresa, um reconhecimento pelo nosso trabalho. Isso é um indicador de que estamos trabalhando em prol de algo, por um resultado melhor”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

1 thought on “Reitor da Uninter, Benhur Gaio é Doutor Honoris Causa no mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *