Reduzir as desigualdades é o primeiro de muitos passos na busca por uma sociedade verdadeiramente justa

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

No último sábado, 17.out.2020, aconteceu no canal oficial da Uninter no Youtube a Maratona Transformando o Mundo: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foram mais de 12 horas de palestras organizadas pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter que abordaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O décimo ODS se refere à redução das desigualdades, essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade (você pode assistir a palestra clicando aqui).

A mediadora da conversa foi a professora Oriana Gaio, coordenadora de pós-graduação na Uninter, que apresentou os convidados e posteriormente trouxe perguntas dos ouvintes ao vivo. As professoras Talita Cabral e Relly Amaral, ambas da pós-graduação Uninter, conduziram o debate sobre alguns dos maiores problemas sociais do Brasil: a desigualdade econômica e o difícil acesso da maioria da população a uma vida e trabalho dignos.

A partir da Eco 92, evento das Nações Unidas sediado no Rio de Janeiro, o conceito de desenvolvimento sustentável ganhou destaque no meio da política mundial. “Existem vários reflexos no mundo todo que estão impossibilitando a sustentabilidade humana em primeiro lugar. Se você afeta o meio ambiente e a questão climática, a questão social e humana será afetada. Foram pensados esses 17 objetivos com a finalidade de igualdade e direitos humanos para que a paz e prosperidade possam alcançar uma boa parcela da população mundial”, explicou a professora Relly.

Para realmente observar a desigualdade social é preciso se atentar a diversos fatores. Embora a renda seja algo significativo, visto que vivemos em um sistema no qual o acesso à dignidade humana passa prioritariamente pelo dinheiro, não é o único aspecto a ser considerado. A professora Relly comenta essa questão: “A desigualdade social vai além de questões financeiras. A sua posição social hoje não depende só da sua ação, do que você fez para estar até ali. Vai depender também do local em que você nasceu, onde você mora. Se esse local fornece água, luz, telefone, acesso à tecnologia”.

Uma das metas do ODS-10 é alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a renda média dos 10% mais ricos. No Brasil, segundo dados trazidos pelas palestrantes, os 10% mais ricos concentram 49,1% da renda nacional. O que significa que 90% da população do país têm acesso a pouco mais da metade da renda gerada no país. As professoras explicaram também que o mundo é mais desigual hoje do que em qualquer momento da história desde os anos 1940.

“Os ricos são muito ricos e os pobres estão cada vez mais pobres. Apenas esse 1% dos muito ricos está usufruindo das regalias que o país oferece. Hoje, se você for ver a desvalorização do dinheiro, considerando que os 10% mais ricos têm uma renda média de 5 mil reais, é assustador. É só observar os aumentos nos preços da cesta básica, por exemplo”, constata Talita.

Para aplacar as desigualdades, a Agenda 2030 das Nações Unidas prevê uma série de medidas, entre elas: políticas afirmativas (cotas sociais e raciais nas universidades públicas, por exemplo), eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias, promoção de legislação, políticas e ações adequadas a esse respeito e adoção de políticas fiscais, tributárias, salariais e de proteção social adequadas às necessidades da maioria da população.

Outra forma de conquistar uma melhor renda é por meio da qualificação profissional. E os cursos de pós-graduação da Uninter podem ajudar nisso. “Especialização, mestrado e doutorado são formas de continuar estudando. Não adianta apenas fazer uma graduação e parar ali porque o conhecimento é contínuo. É preciso estar sempre se atualizando, adquirindo um conhecimento novo, às vezes em uma área que você se interessou depois de formado. Na Uninter, temos hoje mais de 200 pós-graduações em diversas áreas, então com certeza alguma delas vai servir para você”, finaliza Talita.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Design/Creative Commons


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *