Química que transforma sonhos em realidade

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Um dos diferenciais em um curso de graduação está nas atividades práticas, que possibilitam aplicar o conhecimento teórico na realidade. Esse é um dos diferenciais do curso Bacharelado em Química da Uninter, que valoriza temáticas sociais e prepara o futuro profissional para trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada. Com uma grade curricular composta por aspectos inovadores e exitosos, recebeu nota 5 na avaliação do MEC, alcançando a pontuação máxima.

“É bastante motivador ver o reconhecimento do trabalho de toda a equipe e da instituição refletido na nota máxima que o curso obteve. Como coordenadora, sinto-me honrada e feliz por vivenciar esse momento importante para o curso e para todos os nossos estudantes. O alto desempenho na avaliação se deu por causa do excelente corpo docente e tutorial e da infraestrutura física da instituição”, afirma a coordenadora do curso, Flavia Sucheck.

A coordenadora explica que o egresso do curso deve desenvolver uma sólida formação em conteúdos e possuir capacidade de atuar em uma sociedade marcada por constantes transformações. Por isso, a graduação conta com unidades curriculares que possibilitam uma compreensão aprofundada da Química em suas diversas áreas e com conteúdos contemporâneos.

“O curso prepara químicos para atuar na pesquisa, indústria, laboratórios e diferentes ramos profissionais que fazem uso de conhecimentos da Química, a partir do que existe de mais contemporâneo na educação. Temos laboratórios físicos e virtuais de qualidade, estúdios com alta tecnologia, aulas diferenciadas síncronas e assíncronas, além de material didático atualizado”, garante Flavia.

A flexibilidade da EAD

O curso ofertado na modalidade de educação à distância (EAD) possibilita que o sonho do ensino superior seja realizado por aqueles que precisam da flexibilidade de horários para conciliar os estudos com o trabalho. É o caso da estudante Francielly Lima, que está no quinto período da graduação.

“Se não fosse a Uninter, meu sonho de me formar não seria possível agora”, garante a acadêmica.

O interesse de Francielly pela formação na área surgiu a partir da vivência com os conhecimentos químicos aplicados na prática, já que é cabeleireira e proprietária de um salão de beleza. No entanto, ela ainda precisa conciliar a química no seu dia a dia com o papel de mãe. A rotina corrida tornou inviável a ida presencial para a faculdade, por isso optou pela Uninter assim que soube da oferta na EAD.

“Como profissional cabeleireira, já tenho que saber o básico. Mas como estudante tenho notado uma riqueza de informações que facilita e me capacita a cada fase da faculdade. Confesso que no início fiquei um pouco insegura por ser um curso novo e não existirem outras faculdades ensinando Química na mesma modalidade. Mas hoje tenho certeza da escolha que fiz e faria novamente. A cada dia superam minhas expectativas como estudante e agradeço por sempre buscarem o melhor para o aluno”, afirma.

A estudante conta que a formação na Uninter tem feito toda a diferença no trabalho e cita dois pontos diferenciais no aprendizado. São os laboratórios portáteis individuais (LPI) e as aulas do Laboratório de Experimentos Práticos Interdisciplinares (LEPI).

“Aprendemos como se estivéssemos com os professores e posteriormente posso reproduzir o que foi ensinado. Tem sido uma experiência maravilhosa e desafiadora”, salienta Francielly, que ainda diz que sente “segurança e orgulho em estudar numa instituição referência e com nota máxima”.

Realizando sonhos

Patrícia Costa, gaúcha de Rio Grande (RS), se formou em Licenciatura em Ciência com Habilitação em Química ainda em 2000 e desde então já atua na área. Com pós-doutorados voltados para a área de Química Analítica com Análise de Traços, Química Ambiental e Toxicologia Aquática, em 2020 decidiu ingressar para o Bacharelado em Química da Uninter, um sonho guardado por duas décadas, que só foi possível pela EAD.

“Busquei universidades que ofereciam educação à distância, que possuíam polo na minha cidade e que tivesse alto índice de avaliação no MEC e Enade. Sendo assim, a Uninter, ao meu entendimento na época, se destacou como a melhor opção”, explica.

A acadêmica, que também possui especialização em Perícia e Auditoria Ambiental pelo centro universitário, diz que a experiência na instituição está sendo excelente. “A Uninter me surpreendeu em qualidade de ensino, materiais didáticos e disponibilidade dos professores”, garante.

As aulas de Libras e as aulas de Estudos das Relações Étnico-raciais para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena são destaques que também surpreenderam Patrícia.

“Creio que estas duas disciplinas contribuíram muito com a minha formação profissional e fez com que buscasse maior aprofundamento na linguagem de sinais”, salienta.

Atualmente Patrícia atua na Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), é pesquisadora especialista em Análises Ambientais e coordena a equipe de análises químicas de um projeto a nível nacional na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Com a realização do sonho de se formar em Química, almeja ampliar as atribuições junto ao Conselho Regional de Química.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Química que transforma sonhos em realidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *