Quer ser embaixador? Global Ambassadors Uninter abre as inscrições

Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo

Há tempos que a Uninter extrapolou as fronteiras nacionais. Além dos 700 polos espalhados pelo Brasil, está presente no exterior em 12 cidades de quatros países (Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e Japão). Com o objetivo de fornecer conteúdo e fortalecer conexões de caráter internacional para seus alunos, criou em 2020 o Uninter Global Hub.

A iniciativa promove eventos com a participação de especialistas internacionais, e também o programa Global Ambassadors Uninter, que seleciona um grupo de estudantes para receber mentoria em língua inglesa ao longo de um ano.

Para este ano, serão selecionados 15 estudantes, de qualquer área de graduação, sendo três de cada uma das cinco regiões do país. Além destas 15 vagas, haverá outras 3 para estudantes dos polos no exterior.

Os acadêmicos contemplados serão os embaixadores globais da Uninter por 12 meses, com início em 18 de abril de 2022. Além de participar de encontros semanais, os embaixadores participação de forma ativa nos eventos promovidos pelo Global Hub.

A coordenação do programa é responsabilidade de Jason Dyett, vice-presidente de internacionalização, que em sua equipe conta com a coordenadora de projetos Caroline Okasaki Silveira, e também com Caroline Cordeiro Viana e Silva, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Uninter.

“Eu fiquei impressionado e contente com o grande interesse manifestado pelos alunos nesta primeira turma, principalmente em tempos difíceis de pandemia. Percebo que, quando ficamos confinados, a vontade de ir para outros cantos aumenta, e a praticidade que o programa traz de vivenciar isso de modo remoto é muito enriquecedora. Praticamos o inglês de forma integral nos encontros virtuais, não somente para compreensão do idioma, mas sim com o intuito dos integrantes ganharem confiança para se expressarem na criação de conteúdos, pois abordamos temas internacionais relevantes e diversificados”, relata Jason.

Para se candidatar, é necessário estar matriculado há no mínimo um período letivo (seis meses) em qualquer modalidade, ser maior de 18 anos, ter nível de inglês intermediário ou avançado, ter doze meses ou mais restantes para concluir seu curso de graduação na Uninter, estar com matrícula ativa durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, durante todo o período que estiver no programa.

Conforme explica Jason, o programa busca ter representatividade do Brasil inteiro, pois as diferenças regionais são enormes. “Tivemos a sorte de ter estudantes maravilhosos e muito diversificados em termos da geografia, dos cursos de graduação e dos interesses, mas que tinham em comum a paixão por interagir”, declara.

Participação massiva

No seu primeiro ano de existência, o programa atraiu 3.129 universitários, dos quais 1.237 concluíram a etapa inicial – uma prova de inglês. Destes, 210 foram classificados para a segunda etapa, na qual foram convidados a enviar vídeos de apresentação. 40 avançaram para a etapa de entrevista e então 20 discentes foram selecionados, sendo quatro embaixadores para cada uma das cinco regiões do país. As mesmas etapas serão observadas na edição deste ano: inscrição, prova de inglês, vídeo, entrevista.

Caroline Cordeiro participou da criação do edital desta iniciativa em 2020 e esteve como convidada em alguns dos eventos on-line. Na gestão 2022, ela estará presente em todas as atividades que serão realizadas. “O Global Ambassadors Uninter concede aos selecionados a oportunidade de aprimorarem o inglês, mas existe um outro lado, o das vivências culturais e do networking. Os embaixadores têm contato com a diversidade da cultura brasileira, dentro de uma experiência internacional, sem sair de casa, e ainda ampliam suas redes de contatos”, ressalta.

Os relatos de quem participou

Jonas Medeiros, 34 anos, egresso Uninter da pós-graduação em  Marketing, Estratégia e Inovação, nascido e residente de Blumenau (SC), foi um dos embaixadores representantes da região sul. Para ele, foi uma grande surpresa ter sido aprovado. Como um nômade digital, viajou pela Europa em 2018, onde conheceu 12 países em três meses. Regressou para o Brasil no início de 2019, permanecendo até abril, quando resolveu ir para o Peru, visitando posteriormente Argentina e Bolívia.

Em julho de 2019, Jonas retornou definitivamente para o Brasil. “Quando soube da iniciativa, a primeira coisa que pensei foi na prática do inglês e a possibilidade de aumentar meu networking. Por ter viajado para muitos lugares, eu sei da importância da fluência deste idioma, e mesmo tendo contato desde o ensino médio com a língua, perdemos o conhecimento por não praticá-la em nosso dia a dia”, comenta.

Segundo ele, o programa superou suas expectativas. “Tive contato com conteúdos de muito valor, além de fazer muitos amigos. E um fato que me marcou foi um evento virtual chamado Career Conversation, onde conheci a história do Alberto Bueno Júnior, sócio-fundador do portal Profes, que conecta professores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento através de aulas particulares. E como trabalho com design gráfico, pude me cadastrar nesta plataforma e lecionar sobre os softwares de editoração eletrônica que eu utilizo na minha profissão”, relata.

Outra selecionada em 2020 foi a curitibana Ariadne Isabel Machado Bogo, 23 anos, aluna Uninter de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Radicada em João Pessoa (PB), representou a região nordeste. Tímida, ela se viu desafiada desde o processo seletivo, principalmente na fase que contemplava o envio do Selfie Vídeo. “Eu tinha vergonha, trabalhei muito esta questão dentro do programa, pois fui muito incentivada a me sentir confortável comigo mesma, tanto que hoje em dia participo de lives dando minha contribuição com desenvoltura”, comenta.

Um momento importante para ela foi poder auxiliar no evento on-line “Buscando uma saída da pandemia”, exibido em 31 de março de 2021, pelo canal do You Tube da Uninter Global Hub, que reuniu especialistas em saúde global, como a professora Marcia Caldas de Castro, diretora do Departamento de Saúde Global da Harvard School of Public Health, para uma conversa sobre como enfrentar e sair da crise Covid-19.

“Fiquei muito surpresa com esse convite que o Jason me fez para ajudar neste encontro. Nunca pensei que teria a oportunidade de estar junto, mesmo que de forma remota, com uma das maiores referências em saúde pública do Brasil, que é a professora Marcia. Fiquei encantada. Além de todo o aprendizado que consegui obter em como organizar eventos virtuais”, afirma.

Novo ciclo de embaixadores

Para o ciclo 2022/2023, Jason conta que trará participantes de universidades internacionais parceiras da Uninter. “Quero garantir a possibilidade, sem ferir o programa, de convidar pessoas de outros países para colaborar com os embaixadores escolhidos”, diz.

O programa conta com newsletters mensais, que trazem informações sobre oportunidades dentro da Uninter e no mundo, e um canal oficial no YouTube onde são transmitidos os eventos virtuais, como o Talking Business e o Global Meetings.

“A diversidade dos embaixadores nos ajuda a gerar conteúdos e identificar eventos relevantes para grupos maiores, tornando o acesso a experiências internacionais mais democrático e não restrito somente aos integrantes do programa”, conclui Jason.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de março de 2022. Você pode acompanhar maiores informações no edital oficial do programa clicando aqui, e se inscrever por este link. O resultado final será comunicado em 11 de abril de 2022, no site da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Yuri B./Pixabay


1 thought on “Quer ser embaixador? Global Ambassadors Uninter abre as inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *