Quer ficar por dentro do mercado financeiro e de capitais? A gestão financeira pode te ajudar

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

O mercado financeiro é um ambiente que reúne instituições que realizam regulamentação, fiscalização e intermediação de operações e produtos financeiros.  O sistema financeiro nacional é composto pelo Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bancos comerciais, corretoras financeiras, entre outros. De um lado, pessoas físicas ou jurídicas que aplicam ou emprestam dinheiro. Do outro, são pessoas jurídicas com capital aberto, que são intituladas como sociedades anônimas, recebem recursos para as atividades empresariais.

Egressa do curso de pós-graduação em Gestão Financeira da Uninter, Adriana Martins salienta que o mercado financeiro é o conjunto de instituições que  executam a troca de recursos das mãos de quem está emprestando dinheiro, e quem está recebendo. Importante destacar que o mercado financeiro não se limita à bolsa de valores, mas com várias opções de investimentos como produtos de renda fixa (títulos públicos e privados), produtos de renda variável (mercado à vista e de derivados) e fundos de investimento.

Entre as fontes de captação de recursos das empresas de sociedade anônimas, estão aquelas que ofertam títulos de créditos no mercado financeiro, que podem ser ações, quando a empresa realiza a abertura de capital. O investidor se torna sócio da empresa e pode ter ganho ou desvalorização da ação no mercado financeiro, de acordo com a conjuntura econômica e desenvolvimento do setor de atuação. Também pode existir pagamento de dividendos, juros sobre capitais ou bonificações, se houver lucro na empresa com o fechamento positivo das demonstrações financeiras.

Outras palavras presentes no mercado financeiro são a emissão de debêntures e notas promissórias. Ocorre quando a empresa precisa se capitalizar, mas não quer abrir para participação mercado, ou participação de outros sócios. Normalmente são utilizadas para financiamentos de projetos específicos ou recuperação de caixa. “Elas têm um processo de avaliação da empresa, do custo, projeto, diligências, tem toda documentação para registrar essas ações na CVM, disponibilizar para negociação na bolsa de valores”, comenta Adriana.

As empresas de capital aberto precisam seguir regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma delas é a Governança Corporativa. A tomada de uma decisão sem convocar uma assembleia ou não discutir internamente, fragiliza a governança e coloca em risco a empresa e os investidores, comprometendo o futuro da empresa.

Para atuar no mercado financeiro é preciso conhecer noções de economia antes de realizar investimentos. Aprender sobre política monetária (dinheiro em circulação em taxa de juros), política fiscal (arrecadação de tributos e despesas públicas), política cambial (mercado de câmbio e taxa de juros), índices de inflação, taxas de juros (por exemplo, a taxa Selic, referência para os juros básicos da economia brasileira, o que tem impacto em todas as taxas de juros utilizadas no país). Esses são alguns dos conhecimentos necessários.

Durante webinar realizado no dia 2.mar.2021, a especialista deixou sua opinião, sobre a perspectiva econômica do Brasil em 2021: “Seguir o que aconteceu em 2020. O crescimento do mercado financeiro depende de uma série de fatores e principalmente da retomada econômica, muito importante para estimular o mercado financeiro. A velocidade com que a imunização vai ser feita definirá se vamos voltar a crescer. A área de logística e tecnológica cresceram, mas a indústria, o comércio e os serviços tem que crescer”, analisa.

Adriana tem conhecimento nas áreas de compliance, gerenciamento integrado de riscos e de capital, prevenção e lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, proteção de dados e segurança cibernética (Lei nº 13.709/18 -Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD). Ela também tem experiência em controladoria, custódia de ativos, administração fiduciária de operações estruturadas do mercado de capitais no relacionamento com instituições financeiras, agências de classificação de riscos e condução de auditorias internas externas junto aos reguladores do mercado financeiro.

O webinar “Fique por dentro do mercado financeiro e de capitais” teve transmissão ao vivo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para assistir, clique no ícone (Ao Vivo), selecione “anteriores”, digite na barra de pesquisa o título da palestra, em seguida, clique em “assistir”. A mediação foi com o professor Alexandre Francisco de Andrade da área de pós-graduação da área de negócios da Uninter. A convidada foi Adriana Martins, egressa do curso de pós-graduação em Gestão Financeira da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Anna Nekrashevich/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *