ESPECIAL ENFOC

Quando o Direito encontra a Filosofia

Filosofia é a arte de pensar, mas, principalmente, é o amor pela sabedoria. E o que a Filosofia tem a ver com o Direito? Pois bem, nem todo mundo sabe, mas existe a Filosofia do Direito, um campo que investiga a própria existência do Direito enquanto um conjunto de práticas dentro da sociedade.

Pensando nesse tema, a advogada Marilis de Castro Mueller apresentou no ENFOC (Encontro de Iniciação Científica), em novembro do ano passado, o artigo que levou o título “Do Urro ao Consenso, a Linguagem do Direito”. Por meio de uma reflexão filosófica, a autora investiga como os processos de dominação e emancipação da sociedade são pensados ao longo dos tempos.

Marilis explica que, no Direito, a transformação dos paradigmas resultou em uma abertura que valoriza mais o sistema, “criando assim, uma nova cultura jurídica”, segundo ela. “As sociedades estão a cada dia mais complexas e plurais de modo que o sistema positivo codificado não atende satisfatoriamente a todas as demandas”.

Para a autora, participar do ENFOC foi engrandecedor porque durante o evento ela pôde trocar experiências e dicas com outros pesquisadores, para assim fazer uma pesquisa cada vez melhor. “É muito proveitoso, na medida em que o tema fica sujeito a questionamentos, críticas e distintos pontos de vistas que podem somar ou até mesmo reorientar uma pesquisa”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *