MERCADO DE TRABALHO

Cientista político e a vida fora da academia

Na Uninter, o Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política (NuPP-CiPol) dá aos estudantes a possibilidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, desenvolvendo pesquisas aplicadas na área da Ciência Política.

Luiz Fernando Moraes, egresso do curso de Ciência Política e hoje pesquisador convidado do NuPP-CiPol, e Lucas Vicente Cardoso de Souza, aluno do mesmo curso, desenvolveram o trabalho “O cientista político no mercado extra-acadêmico: o retrato das vagas de emprego ofertadas na área de relações governamentais”, apresentado no ENFOC (Encontro de Iniciação Científica) em novembro de 2018.

Os autores buscaram mostrar, a partir de um levantamento quantitativo, que a atuação do cientista político não se restringe à academia. A pesquisa identificou que esse é um dos profissionais mais requisitados para atuar no mercado de relações governamentais.

“Para nós que somos bacharéis em Ciência Política, realizar uma pesquisa dessa natureza significa preocupar-se com a Ciência Política em sua plenitude. É a produção acadêmico-científica a respeito da nossa formação. É, na verdade, um autoconhecimento. É refletir cientificamente a respeito da própria formação. É muito gratificante”, diz Luiz Fernando.

Ele relata ainda que o NuPP-Cipol, grupo do qual ele participa desde a criação, foi de grande importância para sua carreira acadêmica. Foram as pesquisas que ele pôde realizar lá que lhe permitiram desenvolver artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais.

O autor também reconhece o ENFOC como um ótimo estímulo à produção acadêmica, em especial para os graduandos e graduandas iniciantes em pesquisas científicas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

4 thoughts on “Cientista político e a vida fora da academia

  1. Olá!! O que seria Núcleo de práticas políticas?? Estou muito interessado no curso de Ciências políticas, mas acho importante o debate e a vivência mais próxima possível da realidade. Grato!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *