SAÚDE

Qual seu nível de lucidez?

No Brasil, 55% dos adolescentes já experimentaram bebidas alcoólicas. Desse total, 21,4% passaram por episódios de embriaguez na vida. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As consequências do álcool são grandes e perigosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da bebida alcoólica.

Apesar de todas as implicações do álcool, nos sábados à noite barzinhos estão lotados de jovens. Mas nem todos participam desse lazer. Dia 27, sábado à noite, a ex-aluna de Jornalismo da Uninter e dona do projeto Antes da Saideira, Isabela Collares realiza discussões sobre a conscientização contra o álcool. “Uma estatística já é o suficiente para realizar debates”, afirma a jornalista.

O evento foi gratuito e promoveu um debate aprofundado sobre o alcoolismo, permitindo a interação do público. A palestra começou com uma apresentação sobre o Antes da Saideira e continuou com exemplos e questionamentos sobre o álcool. Isabela mostrou propagandas de bebidas alcoólicas e fez análises com ajuda do público de cada item mostrado. Comentou os artifícios e técnicas das propagandas e ressaltou que somos bombardeados de estímulos, mas não sobre as consequências.

Em seguida, promoveu uma atividade. Quatro pessoas sentavam na frente dos outros participantes para trocar ideias sobre determinados assuntos que envolviam o álcool. Durante a atividade os questionamentos levantados foram “Por que as pessoas bebem? ” e “Quando sabemos que somos alcoólicos?”

Isabela conclui a palestra dizendo que o álcool não é o problema. O problema, segundo a palestrante, é o motivo que nos leva a alterarmos nosso estado de consciência. Foi esse o motivo que levou Isabela a criar o Antes da Saideira. “Lucidez. Tenho observado que as pessoas que constroem o mundo efetivamente, que tornam o mundo um lugar melhor, tem lucidez para isso”, comenta Isabela.

Antes da Saideira

O trabalho de conclusão de curso foi o início do projeto. Isabela cursava Jornalismo e sempre pensava como a comunicação pode ajudar na educação. Antes da Saideira é um livro que ainda não foi publicado, mas desde então é colocado em prática.

O trabalho de educomunicação da comunicadora tem a proposta de desenvolver debates sobre o alcoolismo de forma mais leve e divertida. Com página no Facebook e um canal no Youtube, Isabela produz conteúdos de conscientização sobre o álcool.

Além de fazer palestras em faculdades e escolas privadas, levar o debate para aldeias indígenas é outro objetivo da jornalista. Através de uma vaquinha online Isabela está em busca de ajuda financeira para poder realizar da melhor forma seu trabalho nas aldeias. Para contribuir clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arthur Neves - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *