Publicitário, o profissional que cria identidades e dialoga com multidões

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Este sábado, 1º de fevereiro, é uma data especial para os profissionais da comunicação. Trata-se do Dia do Publicitário, um profissional que dialoga com multidões por meio de suas criações. Não há marca, produto ou serviço que tenha se consolidado sem antes passar pelas mãos e pela mente do publicitário.

A publicidade está presente em no nosso dia a dia e ajuda a alimentar nossos sonhos e desejos. Para onde olharmos, seja nas ruas, nos shoppings, na TV, nas redes sociais, vamos nos deparar com o trabalho dos publicitários.

Muito mais do que vender produtos e serviços, este e esta profissional trabalha com a identidade e a representação simbólica de marcas, pessoas, produtos e até de nações. Sabe por que as sandálias Havaianas são vistas no Exterior como um símbolo brasileiro? Por causa do trabalho do publicitário.

“O publicitário é um comunicador social, ele tem uma função muito importante, igual à do jornalista, de promover a comunicação de forma ética e responsável”, pontua o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uninter, Alexandre Correia.

A Uninter mantém uma agência experimental de publicidade, a Grafita, sob o comando da professora Ana Heck. Segundo ela, a Grafita oferece aos alunos do curso uma oportunidade de se envolver com atividades práticas da publicidade. E os resultados são para comemorar.

No ano passado, a Agência Experimental Grafita recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Creative Soccer Challenge (CSC), concurso criativo promovido pela Redhook (foto). A competição tem três modalidades: processo criativo, equipe esportiva e agência experimental.

Este profissional pode atuar como autônomo, fazendo parte de uma agência, ou até mesmo como assessor de políticos, artistas e atletas. Parabéns a todos que trabalham nesta área!

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *