Projeto leva a força criativa da música às crianças da Apae em Santa Cruz do Sul

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

A música encanta as pessoas desde o começo da história da humanidade. Ela nos ajuda a entrar em contato com os sentimentos, pois acaba estimulando as sensações, a percepção de mundo, as emoções e a criatividade.

Em 2019, alunos  dos cursos de Música, História, Pedagogia e Serviço Social da Uninter, vinculado ao polo de Santa Cruz do Sul (RS), criaram o projeto “Musicalização na APAE”, que consiste em desenvolver e aplicar atividades musicais com as crianças da instituição, buscando assim desenvolver sua capacidade de perceber o mundo ao redor.

Segundo a coordenadora do polo e responsável pelo projeto, Mônica Eliza Malacarne, a ideia surgiu após realizar uma visita às instalações da APAE. As atividades passaram então a ser realizadas a cada 15 dias para um grupo de 18 crianças. As oficinas são planejadas pelos acadêmicos, com ajuda dos professores responsáveis pelas turmas, e englobam diversos ritmos e estilos musicais, associados a estímulos visuais.

“Me toca de uma maneira especial o carinho com que as crianças tratam a todos, a alegria que transborda do olhar deles e cada sorriso que emitem quando começamos a tocar as músicas”, diz a estudante do curso de Serviço Social Vanessa Machado sobre a participação das crianças.

O projeto possui um caráter inclusivo, ensinando não só as crianças, pois também os alunos da Uninter que promovem as oficinas aprendem sobre inclusão e respeito ao próximo. “Percebe-se uma aprendizagem muito grande entre todos nós, existindo um significado muito maior do que somente um projeto”, comenta a aluna de Pedagogia Laís Birlem. “Inclusão é tratar o semelhante como capaz e único”, completa o aluno de Música Ricardo França.

Os efeitos do projeto são reconhecidos pela equipe da APAE, que observou que as crianças apresentaram grande desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória e concentração. Após o sucesso em 2019, o projeto será retomado em 2020.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Santa Cruz do Sul


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *