RECONHECIMENTO

Programas de inclusão da Uninter recebem prêmio municipal

Se um projeto nunca sai do papel, é como se não valesse de nada. Porém, quando colocado em prática, a coisa toma forma e pode gerar resultados transformadores. Tendo isso em vista, o prêmio Viva Inclusão, da Prefeitura Municipal de Curitiba, busca reconhecer instituições que tenham feito boas práticas em prol de pessoas com deficiência.

Na Uninter existe um setor específico que dá atenção especial para o aluno com qualquer tipo de deficiência, o SIANEE – Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A coordenadora do setor, Leomar Marchesini, foi indicada ao prêmio Viva Inclusão por duas ações em andamento, sendo elas o Professor Inclusivo e o Glossário Jurídico em Libras.

A primeira busca incentivar os professores na aprendizagem e adoção de metodologias que promovam acessibilidade de comunicação, pensando também nos discentes com deficiência visual e surdez. A segunda tem o intuito de criar e popularizar sinais em Libras para termos da área jurídica, sinais estes que antes eram inexistentes. “Os prêmios foram ótimos tanto para o SIANEE quanto para a Uninter, que é uma das únicas instituições de ensino superior que tem um setor próprio para o acolhimento de pessoas com deficiência”, explica Leomar.

Além disso, ela também explicou como se deu o envio das ações e o recebimento dos prêmios. “Eu havia inscrito as ações de última hora e quando me dei conta recebi um email dizendo que o projeto tinha sido eleito, e depois outro. Foi uma felicidade atrás da outra, nunca imaginei que ganharia um, quem dirá dois prêmios”.

A premiação será realizada no dia 3 de dezembro, no Salão Brasil, do Palácio 29 de Março feito pelo próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca, às 14 horas.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *